APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Taxi Driver (1976)
Ficha:
Título Original: Taxi Driver
País: Estados Unidos
Ano: 1976
Direção: Martin Scorsese
Produção: Julia Phillips e Michael Phillips
Roteiro: Paul Schrader
Narração: Robert De Niro
Elenco:
-
Robert De Niro
-
Cybill Shepherd
-
Peter Boyle
-
Jodie Foster
-
Harvey Keitel
Sinópse:
Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém, em contra-partida, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem sua amiga trabalha.
Curiosidades:
-
Regularmente citado por críticos, diretores de cinema e público em geral como um dos maiores filmes do cinema dos Estados Unidos, a obra é aclamada por sua performance forte erealismo gritante. O filme levou os atores Robert de Niro e Jodie Foster à fama e reconhecimento; Foster estava com apenas 14 anos durante as filmagens. Bernard Herrmann, conhecido por seu trabalho com Alfred Hitchcock, foi o responsável pela trilha sonora, que acabou sendo a última antes de sua morte.
-
Nomeado a quatro categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1976. Considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, foi selecionado para ser preservado no National Film Registry em 1994.
-
O Brian De Palma estave cotado para assumir a direção de Taxi Driver, mas os produtores mudaram de ideia quando assistiram o filme Caminhos Perigosos (1973) dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Robert De Niro. Eles praticamente exigiram que De Niro fosse o protagonista da nova produção.
-
Robert De Niro trabalhou durante 12 horas como motorista de táxi ao longo de um mês, como preparação para seu personagem em Taxi Driver, além de ter estudado sobre doenças mentais.
-
A cena em que Travis Bickle está falando com o espelho foi completamente improvisada por Robert De Niro. Para aquela tomada o roteiro apenas descrevia: "Travis se olha no espelho". Entretanto a cena ficou marcada pela conversa que Travis teve consigo mesmo e disse a célebre frase "You talkin' to me?" ("Você está falando comigo?").
-
Filme de estréia do ator Albert Brooks.
-
Martin Scorsese afirmou que o personagem de Travis Bickle foi oferecido a Dustin Hoffman. O ator recusou a proposta porque achou que Scorsese "estava maluco". Ele se arrependeu por ter deixado essa chance passar.
-
Jodie Foster tinha apenas 12 anos de idade quando o filme foi rodado, por isso ela não podia participar de cenas muito fortes. Sua irmã, Connie Foster, na época com 19 anos de idade, foi contratada para trabalhar como dublê de corpo.
-
Este é o segundo de cinco filmes em que Robert De Niro e Harvey Keitel atuam juntos. Os anteriores foram Caminhos Perigosos (1973), Amor à Primeira Vista (1984), Cop Land (1997) e A Ponte de San Luis Rey (2004).
-
É o segundo de oito filmes em que o diretor Martin Scorsese e o ator Robert De Niro trabalharam juntos. Os demais foram Caminhos Perigosos (1973), New York, New York (1977), Touro Indomável (1980), O Rei da Comédia (1983),Os Bons Companheiros (1990), Cabo do Medo (1991) e Cassino (1995).
-
O tiroteio no clímax do filme foi explícito visualmente. Para conseguir a classificação R nos EUA, Scorsese acabou reduzindo a saturação das cores, deixando o vermelho do sangue menos vivo. Em entrevistas posteriores, Scorsese comentou que ficou satisfeito pela mudança de cores, considerando-a uma melhora em relação à cena filmada originalmente, que foi perdida. No entanto, na edição especial do DVD, Michael Chapman, diretor defotografia do filme, lamenta a decisão e o fato de não existirem mais cópias com as cores inalteradas.
-
Alguns críticos expressaram sua preocupação com a presença da jovem Jodie Foster durante o tiroteio. No entanto, Foster explicou que ela estava presente durante a montagem dos efeitos especiais usados durante a cena; o processo inteiro foi explicado e demonstrado para ela, passo a passo. Em vez de ficar traumatizada ou transtornada, Foster disse ter ficado "fascinada" e "entretida" pela preparação envolvida nos bastidores da cena.1 Além disso, antes de ganhar o papel, Foster foi sujeitada a testes psicológicos para assegurar que seu papel não a afetaria emocionalmente, de acordo com as leis trabalhistas da Califórnia.
-
Taxi Driver fazia parte das fantasias e delírios de John Hinckley, Jr., os quais o motivaram a tentar assassinar o presidente Ronald Reagan em 1981, não sendo considerado culpado sob a alegação de insanidade. Hinckley declarou que suas ações eram uma tentativa de impressionar a atriz Jodie Foster, por quem era obcecado, tendo até imitado o corte de cabelo moicano que Travis Bickle usava no comício do candidato a presidência Palantine. Seu advogado concluiu sua defesa mostrando o filme para o júri.
Interpretações do Final:
Roger Ebert escreveu sobre o final do filme:
"Há muita discussão sobre o final, no qual vemos manchetes de jornais sobre o 'heroísmo' de Travis salvando Iris, e então Betsy entra no seu táxi e parece demonstrar admiração por ele, em vez do repúdio visto até então. Isso é uma cena imaginária, uma fantasia? Travis sobreviveu ao tiroteio? Estamos vendo seus últimos pensamentos antes de morrer? Essa cena pode ser aceita como verdadeira? Não sei se pode haver resposta para essas perguntas. A seqüência final toca como música, não drama: completa a história a um nível emocional, não literal. Não terminamos com um massacre, terminamos com redenção, que é o objetivo de tantos personagens de Scorsese". James Berardinelli, em sua crítica do filme discute contra a interpretação de Ebert, declarando:
"Scorsese e o roteirista Paul Schrader montam uma conclusão perfeita para Taxi Driver. Impregnado de ironia, o epílogo de cinco minutos dá ênfase às extravagâncias do destino. A mídia transforma Bickle em herói, sendo que, se ele tivesse sido um pouco mais rápido ao sacar sua arma contra o Senador Palantine, ele teria sido revelado como um assassino. Enquanto o filme se encerra, o misantropo foi aceito como um cidadão modelo, alguém que parte para cima de cafetões, traficantes e mafiosos para salvar uma garotinha".10
Na faixa de comentários do Laserdisc do filme, Scorsese reconheceu as diversas interpretações do final do filme como sendo um sonho de partida de Bickle. No entanto, ele admitiu que a última cena de Bickle fitando um objeto não visto deixa implícito que ele pode entrar em um estado raivoso e negligente no futuro, e que ele é como uma bomba-relógio.11 O roteirista Paul Schrader confirma isso no seu comentário do DVD de 30 anos do filme, dizendo que Travis "não está curado pelo final do filme", e que "ele não será um herói na próxima vez".
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR
Indicações:
-
Melhor Filme
-
Melhor Ator - Robert De Niro
-
Melhor Atriz Coadjuvante - Jodie Foster
-
Melhor Trilha Sonora
GLOBO DE OURO
Indicações:
-
Melhor Ator - Drama - Robert De Niro
-
Melhor Roteiro
BAFTA
Ganhou:
-
Melhor Atriz Coadjuvante - Jodie Foster
-
Melhor Revelação - Jodie Foster
-
Melhor Trilha Sonora
-
Indicações:
-
Melhor Filme
-
Melhor Diretor - Martin Scorsese
-
Melhor Ator - Robert De Niro
-
Melhor Edição
FESTIVAL DE CANNES
Ganhou:
-
Palma de Ouro
OST / Music From The Motion Picture:
Imagens:
Trailer: