top of page

Peter Jackson

Nomes Alternativos: 

Peter Robert Jackson

Nascimento: 

31 de Outubro de 1961

Local de Nascimento: 

Pukerua Bay, North Island

Pais: Nova Zelândia (Aotearoa)

 

Biografia

Quando um amigo de seus pais presenteou o pequeno Peter Jackson, aos seus 8 anos, com uma câmera Super 8, o garoto, que já se divertia tirando fotos, começou a fazer seus próprios filmes, que ele gravava com seus amigos. Eles eram curtos, mas já mostravam uma das características principais do futuro cineasta: efeitos especiais impressionantes e a baixo custo. Jackson começou a desenvolver projetos mais sérios a partir de sua entrada em um concurso local que procurava estimular filmes amadores e infantis. Para esse concurso ele utilizou o recurso de animação em stop motion para criar um monstro arruinando uma cidade, mas infelizmente não chegou a vencer.

Aos 22 anos, um de seus projetos mudou o rumo de sua carreira cinematográfica. O filme trash Bad Taste começou como qualquer outro filme de Peter Jackson: de forma amadora, com poucos recursos e com seus amigos atuando e auxiliando-o. Ele mesmo fez o filme praticamente sozinho, dirigindo, produzindo, filmando e estrelando em vários papéis, inclusive o de herói. Levou cerca de quatro anos para finalizar o filme, que cresceu de meia hora de duração,conforme o planejado, para um longa-metragem de 90 minutos.

O que começou como uma piada, se transformou num clássico. Um amigo de Jackson, que já estava envolvido na indústria cinematográfica, o convenceu que o filme tinha atrativos comerciais, então decidiram levar o resultado final ao Festival de Cannes. Lá, o filme foi aclamado pelos críticos e ganhou vários prêmios. Bad Taste agradou principalmente pelo seu humor bizarro e pelo excesso de efeitos especiais, alguns realísticos, outros hilários graças ao seu visual amador. Os direitos do filme foram vendidos a doze países, e Peter Jackson tornou-se um diretor reconhecido, iniciando então a sua carreira profissional como cineasta.

Diferente de outros diretores neozelandeses, Jackson permaneceu na Nova Zelândia para fazer os seus filmes, fazendo com que Hollywood viesse até ele. Esse foi o início de várias companhias de suporte e produção. Grande parte de seus bens estão localizados na Península de Miramar, em Wellington, e muitos de seus filmes se passam ao redor da cidade.

Um perfeccionista em relação aos seus projetos, Jackson demanda vários takes de cada cena (sempre pedindo "mais um para dar sorte"), exige que sua equipe de efeitos especiais faça o seu trabalhos sem falhas e insiste na fidelidade das miniaturas mesmo nos lados que nunca aparecem. Ao contrário do que se possa imaginar, algumas de suas mais belas tomadas foram tiradas enquanto voava de uma locação à outra, casualmente. Apesar do seu perfeccionismo, tem a reputação de pedir um orçamento mais barato para seus filmes que outros diretores.

O filme que seguiu a finalização da trilogia O Senhor dos Anéis foi o remake do clássico de 1933 King Kong, que inicialmente inspirou Peter Jackson a se tornar um cineasta, aos 9 anos. Segundo foi anunciado, a Universal Studios pagou-lhe 20 milhões de dólares adiantados mais 20% do total da bilheteria. O filme foi lançado em 14 de dezembro de 2005 e o elenco inclui a atriz indicada ao Oscar Naomi Watts, o vencedor do Oscar de melhor atorAdrien Brody, Jack Black, Colin Hanks e Andy Serkis. A produção de King Kong custou mais de 200 milhões de dólares e o corte final tem duração de mais de três horas, superando em ambos os aspectos o filme original de 1933.

Sua atenção então voltou-se para a sua versão cinematográfica do best-seller de Alice Sebold intitulado The Lovely Bones (Uma Vida Interrompida: Memórias de um Anjo Assassinado). O filme foi escrito e dirigido por Jackson, que alegou se sentir aliviado por se afastar um pouco dos épicos de larga escala e voltar a se aproximar aos seus filmes anteriores como Heavenly Creatures. Em 2009, esteve envolvido na produção de Distrito 9, filme surgido após o cancelamento (ainda na fase de script) de sua adaptação cinematográfica do vídeo-game Halo.

Depois de muita pressão e insistência dos fãs que desejavam que o diretor fizesse a história precedente a O Senhor dos Anéis - O Hobbit, Peter jackson aceitou o desafio e dirigiu o filme, que foi dividido em três partes. A primeira, lançada no final de 2012, chama-se O Hobbit - uma jornada inesperada. A segunda, foi lançada no final de 2013 O Hobbit: a desolação de Smaug. A terceira e última parte: O Hobbit: A batalha dos cinco exércitos", lançada em dezembro de 2014, tirando A Esperança, da saga Jogos Vorazes, do primeiro lugar nos primeiros três dias depois de lançado.

Curiosidades

  • Jackson, em diversas ocasiões, faz pequenas participações em seus filmes.

    • Na trilogia O Senhor dos Anéis, interpretou um cidadão de Bree (A Sociedade do Anel), um soldado arremessador de lanças (As Duas Torres) e um capitão corsário (O Retorno do Rei). Na versão longa de O Retorno do Rei sua participação tem maior duração, enquanto na versão para cinemas sua aparição é instantânea. Também fez uma aparição na versão cinematográfica como um cavaleiro durante o ataque nos Campos de Pelennor.

    • Em King Kong, ele aparece como o piloto de um bi-planador atacando Kong. Trata-se de uma homenagem ao cineasta da versão de 1933 do filme, Merian C. Cooper, que fez a mesma coisa na sua produção.

    • Em Os Espíritos Jackson é um motoqueiro.

    • Em Almas Gêmeas ele é um mendigo que é beijado por Juliet Hulme.

    • Em Fome Animal ele é o assistente do médico legista e também é o capturador do Macaco Rato que morre no início do filme.

    • Em O Hobbit – Uma Jornada Inesperada ele faz uma rápida aparição como um anão em fuga, quando o dragão Smaug ataca Erebor.

  • No seu filme Fome Animal, os nativos da Ilha da Caveira são interpretados pelos jogadores do time nacional de rugby de Fijian.

  • Entre O Retorno do Rei e King Kong, ele perdeu bastante peso (22.5 kg) a ponto de ficar irreconhecível para alguns fãs. De acordo com o British Daily Telegraph, ele atribuiu sua perda de peso a uma dieta. Ele disse: "Eu simplesmente fiquei cansado de ser acima do peso e difícil de entrar nas roupas, então eu mudei minha dieta de hambúrgueres para iogurte e muesli e parece ter funcionado."

  • Os rumores de uma eventual rivalidade entre Jackson e George Lucas são aparentemente falsos. Jackson afirma que aprendeu como fazer efeitos especiais com a Industrial Light and Magic, de Lucas.

  • Tem modelos originais de King Kong e de um Pterossauro usados na versão original de 1933 do filme.

  • Em King Kong, há, dentro do navio, uma jaula com a inscrição "Sumatran Rat-Monkey - Beware the bite!" - uma homenagem ao terceiro filme de Jackson, Fome Animal.

  • Recebeu $20 milhões para dirigir King Kong, o maior salário já pago a um cineasta no processo de produção.

Fotos
Melhores Filmes
Filmografia

2014 - O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos / 2013 - O Hobbit: A Desolação de Smaug / 2012 - O Hobbit: Uma Jornada Inesperada / 2009 - Um Olhar do Paraíso / 2005 - King Kong / 2003 - O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei / 2002 - O Senhor dos Anéis - As Duas Torres / 2001 - O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel / 1996 - Os Espíritos / 1994 - Almas Gêmeas / 1992 - Fome Animal / 1989 - Conheça os Feebles / 1987 - Trash - Náusea Total

Prêmios e Indicações

  • Óscar para Melhor Direção — The Lord of the Rings: The Return of the King em 2003

  • Óscar para Melhor Filme — The Lord of the Rings: The Return of the King em 2003

  • Óscar para Melhor Roteiro Adaptado — The Lord of the Rings: The Return of the King em 2003

bottom of page