APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
O Sexto Sentido (1999)
Ficha:
Título Original: The Sixth Sense
País: Estados Unidos
Ano: 1999
Direção: M. Night Shyamalan
Elenco:
-
Bruce Willis
-
Haley Joel Osment
-
Toni Collette
-
Olivia Williams
-
Donnie Wahlberg
-
Glenn Fitzgerald
-
Trevor Morgan
-
Mischa Barton
-
Bruce Norris
Sinópse:
O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.
Curiosidades:
-
O filme estabeleceu Shyamalan como roteirista e diretor, e introduziu ao público de cinema seus filmes, mais notavelmente sua afinidade para o final surpreendente. O filme foi indicado a seis Óscars, incluindo o de Melhor Filme.
-
O filme foi um sucesso de bilheteria arrecadando U$ 672.806.292 com um orçamento de U$ 40 milhões. Nos Estados Unidos, o filme liderou o ranking semanal de público durante 6 semanas, sendo ainda a 2ª maior bilheteria de 1999 nos EUA, perdendo apenas para Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. No Brasil, o filme foi líder absoluto de público, tendo liderado o ranking semanal por mais de 2 meses e levando aos cinemas mais de 4 milhões de pessoas, tornando-se o filme que mais espectadores teve em 1999.
-
Com temática espírita, o filme foi um sucesso de bilheteria no Brasil, como outros do mesmo tema, devido ao nosso país ter a maior comunidade espírita do planeta.
-
O filme inicialmente iria estrear em outubro de 1999. Entretanto, o resultado final animou tanto os executivos que sua estréia foi antecipada em mais de 2 meses, para a concorrida temporada do verão americano.
-
O Sexto Sentido (1999) é o 1º de dois filmes em que o diretor M. Night Shyamalan e o ator Bruce Willis trabalharam juntos. O outro foi Corpo Fechado (2000).
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR - 2000
Indicações:
-
Melhor Filme
-
Melhor Diretor
-
Melhor Ator Coadjuvante (Haley Joel Osment)
-
Melhor Atriz Coadjuvante (Toni Collette)
-
Melhor Roteiro Original
-
Melhor Montagem
GLOBO DE OURO - 2000
Ganhou:
-
Melhor Ator Coadjuvante (Haley Joel Osment)
-
Melhor Roteiro.
Imagens:
Trailer:
OST / Music From The Motion Picture: