top of page

Fernando Meirelles

Nascimento: 

9 de Novembro de 1955 

Local de Nascimento: 

São Paulo, São Paulo

Pais: Brasil

 

Biografia

Cineasta brasileiro que ganhou notoriedade internacional pela direção dos filmes Cidade de Deus, em 2002, uma adaptação do livro homônimo de Paulo Lins; The Constant Gardener (no Brasil, O jardineiro fiel), de 2005, com roteiro adaptado do romance homônimo de John Le Carré, e Blindness, de 2008, baseado no romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. É um dos poucos brasileiros que têm direito de votar no Óscar.

Seu pai é médico gastroenterologista e viajava com razoável freqüência para a Ásia e a América do Norte, entre outras regiões do mundo, o que fez com que Fernando Meirelles mantivesse contato com diferentes culturas e locais, acompanhando o pai. Aos 12 anos de idade, foi presenteado com uma câmera de filmar, e esse passatempo nunca mais foi abandonado.

Cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo durante a década de 1980. Elaborou seu trabalho de graduação na forma de um filme, diferentemente dos tradicionais projetos preparados por outros graduandos: viajou ao Japão e comprou um equipamento de vídeo profissional para preparar o trabalho. Apresentou-o e recebeu a nota mínima para graduar-se.

Junto com quatro amigos (Paulo Morelli, Marcelo Machado, Dário Vizeu e Beto Salatini), Meirelles iniciou sua carreira com filmes experimentais. Com o tempo, fundaram uma produtora independente, Olhar Eletrônico. Posteriormente, novos amigos se uniram ao grupo: Renato Barbiere, Agilson Araújo, Toniko e Marcelo Tas. Em 1982, a produtora levou ao ar programas de televisão sobre atualidades, assim como a série infantil Rá-Tim-Bum, com 180 episódios. Além de obterem uma alta popularidade, também introduziram nos noticiários uma informalidade humorística renovadora.

Nos fins da década de 1980, foi-se interessando cada vez mais pelo mercado publicitário. Em 1990, Meirelles e amigos fecharam a “Olhar Eletrônico”, abrindo uma empresa de propaganda, a O2 Filmes. Uma década foi o suficiente para que Meirelles se tornasse um importante e dos mais procurados produtores[carece de fontes] publicitários.

Em 1997, Meirelles leu o livro Cidade de Deus, de Paulo Lins e decidiu adaptá-lo para o cinema, o que se concretizou em 2002. Os atores foram selecionados entre os habitantes de favelas. De 400 crianças, 200 chegaram à etapa final e trabalharam no filme. A filmagem foi feita com técnicos profissionais. O filme teve sucesso nacional e internacional. Em 2004, Meirelles concorreu ao Oscar de melhor diretor com esse filme, mas não foi premiado.

Fotos
Melhores Filmes
Filmografia

2014 - Rio, Eu Te Amo / 2012 - 360 / 2011 - Brasil Animado (voz) / 2008 - Blindness / 2005 - The Constant Gardener / 2002 - Cidade de Deus / 2001 - Domésticas / 2001 - Palace II (curta-metragem) / 1998 - Menino Maluquinho 2 - A Aventura / 1998 - E no Meio Passa um Trem (curta-metragem) / 1983 - Garotos do Subúrbio (curta-metragem) / 1983 - Brasília (curta-metragem)

Prêmios e Indicações

  • Recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Atriz Coadjuvante, Montagem, Roteiro Adaptado e Trilha Sonora, para O Jardineiro Fiel (2006)

  • Recebeu uma indicação ao prêmio da BAFTA de Melhor Diretor , por O Jardineiro Fiel (2005).

  • Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor, por Cidade de Deus (2002).

  • Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Diretor, por O Jardineiro Fiel (2005).

  • Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro, por Cidade de Deus (2002).

  • Recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro, por Cidade de Deus (2002).

  • Recebeu duas indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Diretor, por Domésticas (2001) e Cidade de Deus (2002). Venceu em 2002.

  • Recebeu uma indicação ao Grande Prémio Cinema Brasil de Melhor Argumento, por Domésticas (2001).

  • Recebeu uma indicação ao Grande Prémio Cinema Brasil de Melhor Curta-Metragem, por Palace II (2001).

  • Ganhou o Prémio Panorama no Festival de Berlim, por Palace II (2001).

  • Ganhou o Prémio de Aquisição do Canal Brasil, no Festival de Brasília, por Palace II (2001).

bottom of page