APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Distrito 9 (2009)
Sinópse:
Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, capital da África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo. Pressionado por problemas políticos e financeiros, o governo local deseja transferir os alienígenas para outra área. Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extra-terrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extra-terrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extra-terrestre Christopher para escapar.
Ficha:
Título Original: District 9
País: Estados Unidos - Nova Zelândia
Ano: 2009
Direção: Neill Blomkamp
Elenco:
-
Sharlto Copley
-
Jason Cope
-
Nathalie Boltt
-
Sylvaine Strike
-
Elizabeth Mkandawie
-
John Sumner
-
William Allen Young
-
Greg Melvill-Smith
-
Nick Blake
-
Morena Busa Sesatsa
-
Themba Nkosi
-
Mzwandile Nqoba
-
Barry Strydom
-
Jed Brophy
-
Louis Minnaar
Curiosidades:
-
O ator Sharlto Copley apenas participou do curta Alive in Jorburg (2005) antes de atuar em Distrito 9.
-
A premissa inicial é baseada no curta-metragem Alive in Jorburg (2005), escrito e dirigido por Neill Blomkamp. O diretor e roteirista se inspirou em sua infância na África do Sul durante o período do apartheid.
-
Após o fracasso na adaptação para o cinema do jogo de videogame Halo, que seria dirigido por Neill Blomkamp,Peter Jackson procurou o diretor e lhe ofereceu US$ 30 milhões para que rodasse o que quisesse. O resultado foiDistrito 9.
-
Como parte da campanha de divulgação nos Estados Unidos foram colocados anúncios de Distrito 9 em pontos de ônibus e nas paredes de prédios das principais cidades do país. Os anúncios não traziam o título do filme, contendo avisos de que aquela área era restrita para humanos e com um número de telefone para que não-humanos se informassem.
-
Lançado pela TriStar Pictures, o filme abriu a aclamação da crítica em 14 de agosto de 2009, naAmérica do Norte, e faturou US$ 37 milhões em seu fim de semana de estréia.
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR - 2010
Indicações:
-
Melhor Filme
-
Melhor Roteiro Adaptado
-
Melhor Edição
-
Melhores Efeitos Especiais
GLOBO DE OURO - 2010
Indicações:
-
Melhor Roteiro
BAFTA - 2010
Indicações:
-
Melhor Diretor - Neill Blomkamp
-
Melhor Roteiro Adaptado
-
Melhor Direção de Arte
-
Melhor Som
-
Melhor Edição
-
Melhores Efeitos Especiais
Imagens:
Trailer:
OST / Music From The Motion Picture: