
APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
De Volta Para o Futuro - Parte III (1990)

Ficha:
Título Original: Back to The Future Part III
País: Estados Unidos 
Ano: 1990
Direção: Robert Zemeckis
Elenco:
- 
Michael J. Fox como Marty McFly 
- 
Christopher Lloyd como Dr. Emmett "Doc" Brown 
- 
Lea Thompson como Lorraine Baines McFly 
- 
Thomas F. Wilson como Biff Tannen 
- 
Claudia Wells como Jennifer Parker 
- 
James Tolkan como Mr. Strickland 
- 
Marc McClure como Dave McFly 
- 
Wendie Jo Sperber como Linda McFly 
Sinópse:
Após de receber uma carta de Doc (Christopher Lloyd) datada de 1885, Marty McFly (Michael J. Fox) decide viajar para o Velho Oeste, no dia 2 de setembro do mesmo ano. Lá ele descobre que o doutor está fugindo de uma gangue de bandidos e se apaixonou por uma professora da época. Agora, Marty tem apenas cinco dias para salvar a si e aos seus amigos e voltar para o futuro.
Curiosidades:
- 
É uma homenagem aos westerns, inclusive o personagem Marty McFly aparece como Clint Eastwood no passado. 
- 
As filmagens de De Volta Para o Futuro 2 e De Volta Para o Futuro 3 ocorreram simultaneamente, com os dois filmes sendo lançados nos cinemas com uma diferença de apenas 6 meses. 
- 
O editor do jornal de Hill Valley chama-se M.R. Gale, uma homenagem a Bob Gale, um dos roteiristas da trilogia De Volta Para o Futuro. 
- 
Em De Volta Para o Futuro II, Biff assiste "Por um Punhado de Dólares" no 1985 (alternativo), no qual Clint Eastwood faz um personagem que usa uma placa de metal sob seu "poncho" como colete à prova de balas. Marty, se chamando "Clint Eastwood", usa a chapa de ferro de um fogão como colete sob seu "poncho" em 1885. 
- 
O diretor de fotografia Dean Cuney faz o fotógrafo que tira a foto do Dr. e de Marty em 1885. 
- 
Em 1955, quando Doc e Marty estão lendo as instruções no DeLorean enterrado, Marty lê que o chip do circuito do tempo queimou. O Dr. fala : "Pudera, veja o que está escrito aqui, ‘Feito no Japão’". Marty fala que só o melhor é produzido no Japão. Doc não acredita. Pra quem não é muito bom em História, uma explicação: Doc não acredita porque era 1955 e o Japão estava totalmente arruinado devido à Segunda Guerra Mundial. 
- 
Os posters no Drive-in são de "Revenge of the Creature" e "The Mummy's Curse", ambos sequências de filmes da Universal. 
- 
É possível ver o relógio do Dr. Brown em seu banheiro em 1955. Ele o pendurou lá no dia 5 de novembro. Ao fazer isso escorregou, bateu a cabeça e teve a visão do "Capacitor de Fluxo", "que é o que torna possível a viagem no tempo". 
- 
Em De Volta Para o Futuro, são 10:04 quando o raio atinge o relógio. Na Parte III, são 10:04 quando Marty e o Dr. estão olhando o mapa da Ravina Shonash (pode-se ver o relógio à esquerda, e Clara em frente à ele, de vestido roxo). 
- 
A banda que toca no Festival da Cidade é "ZZ Top", que escreveu e tocou a música DoubleBack, para a trilha sonora do filme. 
- 
No Saloon, um dos amigos de Bufford Tannen pergunta se o que está escrito no mocassim de Marty "niquei" é algum dialeto indígena. Na verdade, é um tênis "Nike". 
- 
O nome do editor do jornal de Hill Valley em 1885 é M. R. Gale, uma homenagem a Bob Gale, que escreveu a trilogia juntamente com Robert Zemeckis. 
- 
Em De Volta Para o Futuro I e II, o Sr. Strickland é o diretor da escola de Marty (que nunca teve cabelo, como diz a piada perfeita de Marty na primeira parte). Na Parte III, o sobrenome do delegado é Strickland. Parece que a família sempre esteve ligada à disciplina... mas dessa vez ele tinha cabelo! É… é espantoso! 
- 
Em De Volta Para o Futuro, a placa do DeLorean cai no chão e gira quando Einstein vai um minuto para o futuro. Na Parte III, a placa do futuro do DeLorean cai e gira, quando o carro é atingido pelo trem. Foi uma bela referência, mas ainda assim muito triste… por mais que saiba que o Doc vai voltar, me sinto mal toda vez que vejo o carro ser destruído. 


















