APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
De Volta Para o Futuro (1985)
Ficha:
Título Original: Back to The Future
País: Estados Unidos
Ano: 1985
Direção: Robert Zemeckis
Elenco:
-
Michael J. Fox como Marty McFly
-
Christopher Lloyd como Dr. Emmett "Doc" Brown
-
Lea Thompson como Lorraine Baines McFly
-
Crispin Glover como George McFly
-
Thomas F. Wilson como Biff Tannen
-
Claudia Wells como Jennifer Parker
-
James Tolkan como Mr. Strickland
-
Marc McClure como Dave McFly
-
Wendie Jo Sperber como Linda McFly
Sinópse:
Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.
Curiosidades:
-
Zemeckis e Gale escreveram um roteiro depois de Gale ter se perguntado se ele teria ficado amigo de seu pai se tivessem estudado juntos no colégio. Vários estúdios recusaram o roteiro até o sucesso financeiro de Romancing the Stone, filme dirigido por Zemeckis, com o projeto sendo pego pela Universal Pictures e por Steven Spielberg como produtor executivo. Eric Stoltz foi originalmente contratado para interpretar Marty McFly quando Michael J. Fox estava ocupado filmando a série de TV Family Ties. Entretanto, durante as filmagens, Stoltz e os cineastas concordaram que ele foi a escolha errada, então Fox recebeu uma nova proposta e ele conseguiu trabalhar em uma agenda que permitia se comprometer aos dois projetos; a subsequente mudança no elenco significou que a equipe deveria correr através das refilmagens e da pós-produção para completar o filme para sua estréia no dia 3 de julho de 1985.
-
Quando lançado, Back to the Future se tornou o filme de maior sucesso do ano, arrecadando mais de US$ 380 milhões em bilheteria e recebendo aclamação pela crítica. Ele venceu oHugo Award de Melhor Apresentação Dramática e o Saturn Award de Melhor Filme de Ficção Científica, como também indicações ao Oscar, ao Golden Globe e outros.own, onde Walsh diz a Jake, "Esqueça isso, Jake, é Chinatown."
-
Em 2007, a Biblioteca do Congresso americano selecionou o filme para preservação no National Film Registry, e em junho de 2008 a American Film Institute o reconheceu como o 10º melhor filme de ficção científica americano.
-
riginalmente, era intenção de Robert Zemeckis que a máquina do tempo fosse construída em uma geladeira. A idéia foi abortada porque havia o temor de que crianças resolvessem escalar geladeiras e até mesmo entrar nelas, por causa do filme.
Houve várias modificações até que se encontrasse a máquina do tempo perfeita para De Volta Para o Futuro. Uma delas era que a máquina estivesse instalada em um Delorean, mas apenas funcionasse se o carro fosse dirigido durante uma simulação de explosão de uma bomba atômica. -
No laboratório de Doc Brown, quando Marty McFly conecta sua guitarra em uma caixa amplificadora, aparece um aviso com os dizeres "CRM-114". Trata-se de uma homenagem a dois filmes do diretor Stanley Kubrick, já que CRM o nome do decodificador de mensagens de Dr. Fantástico (1964) e 114 o número serial da exploração em Júpiter, de2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968).
-
A rua principal da cidade mostrada em De Volta Para o Futuro é a mesma utilizada em Gremlins (1984).
-
A data em que Marty McFly viaja para o passado, 5 de novembro, é a mesma data da viagem no tempo mostrada no filme Um Século em 43 Minutos (1979).
-
Um teatro mostrado em 1955 possui dois títulos em um cartaz: "A Boy's Life" e "Watch the Skies". Eles são nada mais nada menos que os títulos iniciais de dois grandes sucessos da carreira de Steven Spielberg, E.T., O Extra-terrestre(1982) e Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977).
-
Uma cena filmada, mas deletada na edição final de De Volta Para o Futuro, mostrava Marty McFly vendo sua mãe colando numa prova na escola.
-
Apenas uma cena em particular de De Volta Para o Futuro foi mostrada quando o filme foi exibido na TV americana, em 1990: quando o Doc Brown de 1955 vasculha o jaleco dele mesmo no futuro e lá encontra um exemplar da revista Playboy da época.
-
O "Mr. Fusion Home Energy Converter", instalado no Delorean já no final do filme, foi construído a partir de um moedor de grãos de café, entre outros objetos.
-
O shopping onde Marty McFly encontra Doc Brown antes da viagem no tempo chama-se "Twin Pines Mall". Dr. Brown comenta que o velho fazendeiro Peabody plantou em seu terreno dois pinheiros, e que em tal terreno teria sido construído o shopping. Quando Marty viaja no tempo, ele aparece exatamente na fazenda de Peabody, com o Delorean se chocando em um dos pinheiros. Quando ele retorna ao presente, ao término do filme, o shopping tem outro nome, se chamando "Lone Pine Mall".
Legado:
O Presidente Ronald Reagan, um fã do filme, se referiu a ele em seu Discurso sobre o Estado da União de 1986, dizendo "Nunca houve um período mais excitante para se viver, um período de maravilhas estimulantes e realizações heroicas. Como eles dizem no filme Back to the Future, 'Para onde vamos, não precisamos de estradas'". Quando ele viu pela primeira vez a piada sobre ele ser o Presidente dos Estados Unidos, Reagan fez o projecionista do cinema parar o filme, rebobiná-lo, e exibir a cena novamente.
O filme está na 28ª posição da lista da Entertainment Weekly dos "50 Melhores Filmes Colegiais". Em 2008, Back to the Future foi votado como o 23º melhor filme da história pelos leitores da Empire. Ele também foi colocado em uma lista similar pelo The New York Times, uma lista de 1000 filmes. Em janeiro de 2010, a Total Film incluiu o filme em sua lista dos "100 Melhores Filmes de Todos os Tempos". Em 27 de dezembro de 2007, Back to the Future foi selecionado para preservação no National Film Registry da Biblioteca do Congressodos Estados Unidos, sendo considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante". Em 2006, o roteiro original de Back to the Future foi selecionado pelo Writers Guild of America como o 56º melhor roteiro da história.
Em junho de 2008, o American Film Institute revelou sua AFI's 10 Top 10—os dez melhores em dez gêneros "clássicos" do cinema americano—depois de uma pesquisa com mais de 1.500 pessoas da comunidade criativa. Back to the Future foi reconhecido como o 10º melhor filme do gênero de ficção científica.
Uma peça de teatro musical, também chamada Back to the Future, está em produção para ser estreada em Londres, durante o 30º aniversário do filme em 2015. Zemeckis e Gale reuniram-se para escrever o guião, enquanto Silvestri e Glen Ballard compuseram a música.
As cenas em que Marty McFly anda de skate ocorreram durante a infância da subcultura dos skates. Vários praticantes da modalidade, assim como as empresas dessa industria, fazem tributo ao filme por ter influenciado a prática do skate. Podem ser visto exemplos em materiais de promoção, em entrevistas com praticantes profissionais que citam o filme como a sua influencia por terem começado a praticar skate, e no reconhecimento do publico sobre a influencia do filme.
Imagens:
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR
Ganhou
-
Melhores Efeitos Sonoros
Indicações
-
Melhor Roteiro Original
-
Melhor Som
-
Melhor Canção Original - "The Power of Love"
GLOBO DE OURO
Indicações
-
Melhor Filme - Comédia/Musical
-
Melhor Ator - Comédia/Musical - Michael J. Fox
-
Melhor Roteiro
-
Melhor Canção Original - "The Power of Love"
Trailer:
OST / Music From The Motion Picture: