top of page

APÓS OS CRÉDITOS

Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Yojimbo (1961)

Cartas de Iwo Jima (2006)

Cartas de Iwo Jima (2006)

Ficha:

Título Original: Letters from Iwo Jima 
País: Estados Unidos
Ano: 2006

Direção: Clint Eastwood

Roteiro: Iris Yamashita (adaptação), Iris Yamashita e Paul Haggis (história), Tadamichi Kuribayashi e Tsuyuko Yoshido (livro)

Elenco:

  • Ken Watanabe

  • Kazunari Ninomiya

  • Tsuyoshi Ihara

  • Ryo Kase

  • Shidou Nakamura

Sinópse:

Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945.

Curiosidades:

  • O longa-metragem é a continuação de A Conquista da Honra. Ambos abordam a batalha da ilha de Iwo Jima, localizada no arquipélago asiático. O conflito é considerado um dos maiores da Segunda Guerra Mundial durando 40 dias.

  • Nessa sua guinada cinematográfica Eastwood procurou um estilo mais “tradicional” do gênero guerra/drama mantendo seu foco nas seqüências de ação e num certo grupo de personagens entre eles o carismático general Tadamichi Kuribayashi vivido pelo ator Ken Watanabe , é comum nesses tipos de filmes termos certos “tipos” de soldados algo que pode resultar numa caricatura da pessoa porém o roteiro jamais deixa isso acontecer auxiliado também pela forte atuação dos atores muitos expressivos causando um impacto imediato por causa da intensa interação com a história. É de se admirar esses indivíduos que conseguiram ligar-se diariamente na sua profissão para reproduzir eventos tão extraordinários como essa batalha repleta de carnificina sangrenta.

  • Durante os seus mais de 140 minutos de duração realmente adentramos aquele universo sufocante na qual os soldados japoneses eram obrigados a viverem durante meses, escondidos em cavernas e suportando o fedor do enxofre sempre com a angustiante ansiedade da morte cada vez mais próxima, a fotografia de Tom Stern inclui tons cinza à medida que os fatos vão ficando dramáticos, a escolha dessa cor fria provavelmente foi inspirado nas rochas da ilha e no sacrifício físico passado pelos homens.

  • O roteiro escrito por Iris Yamashita questiona em certas cenas a famosa morte honrosa defendida pelos líderes militares do Japão, um bom acerto assim como o equilíbrio alcançado por cenas na qual humaniza as duas nações envolvidas nesse conflito. No geral a história não inova muito até por que a Segunda Guerra já foi explorada de inúmeras maneiras, mas não deixa de ser interessante mostrar o que se passava na mente desses sujeitos ao lutar por uma pátria com políticas de puro imperialismo a base das armas, inimigos dos aliados. Isso talvez tenha sido pouco explorado no cinema mundial.

  • No final de Cartas de Iwo Jima existe um último plano fixo na qual mostra a praia e o monte Monte Suribachi, nesse momento é possível que o espectador sinta uma melancolia por tudo acontecido naquele lugar extremamente remoto numa época um tanto longínqua. Sobre um céu cinza e um mar sereno a ilha descansa com o espírito dos milhares de japoneses e americanos que ali vivenciaram suas emoções para depois deixarem de existir.

  • Cartas de Iwo Jima foi rodado simultaneamente a A Conquista da Honra (2006). Apesar disto não há nenhum integrante do elenco que apareça nos dois filmes.

  • Ken Watanabe leu as cartas enviadas pelo verdadeiro general Tadamichi Kuribayashi à sua família, como forma de se preparar para o personagem.

Principais Prêmios e Indicações:

OSCAR 2007

Ganhou:

  • Melhor Edição de Som

Indicações:

  • Melhor Filme

  • Melhor Diretor - Clint Eastwood

  • Melhor Roteiro Original

GLOBO DE OURO 2007

Ganhou:

  • Melhor Filme Estrangeiro

Indicação:

  • Melhor Diretor - Clint Eastwood

Imagens:

cartas de iwo jima.jpg
cartas de iwo jima 14.JPEG
cartas de iwo jima 13.jpg
cartas de iwo jima 12.jpg
cartas de iwo jima 11.jpg
cartas de iwo jima 10.jpg
cartas de iwo jima 9.jpg
cartas de iwo jima 8.jpg
cartas de iwo jima 7.jpg
cartas de iwo jima 6.jpg
cartas de iwo jima 5.jpg
cartas de iwo jima 4.jpg
cartas de iwo jima 3.jpg
cartas de iwo jima 2.jpg
cartas de iwo jima 15.jpg

Trailer:

OST / Music From The Motion Picture:

bottom of page