APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)
Ficha:
Título Original: Indiana Jones and the Temple of Doom
País: Estados Unidos
Ano: 1984
Direção: Steven Spielberg
Produção: Robert Watts
Roteiro: Willard Huyck, Gloria Katz e
George Lucas (história)
Elenco:
-
Harrison Ford
-
Kate Capshaw
-
Amrish Puri
-
Roshan Seth
-
Philip Stone
-
Jonathan Ke Quan
Sinópse:
Em 1935, o professor, arqueólogo e aventureiro Indiana Jones (Harrison Ford) tem uma nova missão: resgatar as pedras roubadas por um feiticeiro e libertar crianças escravizadas. Para tanto, enfrenta os poderes mágicos e o fanatismo de um culto que sacrifica seres humanos.
Curiosidades:
-
Produtor e co-roteirista George Lucas decidiu filmar uma prequela porque ele não queria que os nazistas fossem os vilões novamente. Depois de três rejeitadas propostas de enredo, Lucas escreveu um tratamento de filme que se assemelhava a história final do filme. Lawrence Kasdan, colaborador de Lucas em Raiders of the Lost Ark, recusou a oferta para escrever o roteiro, e Willard Huyck e Gloria Katz foram contratados como seus substitutos, com o roteiro resultante, em parte, com base no filme de 1939 Gunga Din.4
O filme foi lançado em 23 de maio de 1984 nos Estados Unidos, 24 de agosto no Brasil e 31 de agosto em Portugal, garantindo um sucesso financeiro, mas obteve críticas mistas, que criticaram sua violência, mais tarde, contribuindo para a criação da classificação PG-13.5 No entanto, a opinião crítica tem melhorado desde 1984, citando a intensidade e a imaginação do filme. Alguns do elenco e equipe do filme, incluindo Spielberg, retrospectivamente observam o filme em uma luz negativa.1 O filme também tem sido alvo de controvérsia devido a seu retrato da Índia e do Hinduísmo.
-
"Depois que eu mostrei o filme para George [Lucas], em uma hora e 55 minutos, nós olhamos um para o outro", Spielberg lembra. "A primeira coisa que disse foi: "Muito rápido". Precisávamos de desacelerar a ação. Eu fiz mais algumas fotos foscas para retardá-lo. Nós fizemos isto um pouco mais lento, colocando espaço de modo que haveria um suprimento de oxigênio de duas horas para o público respirar."
-
Steven Spielberg e George Lucas aparecem numa ponta, como turistas no aeroporto.
-
Sharon Stone era uma das primeiras escolhas para o papel de Willie Scott antes de Kate Capshaw fazer os testes.
-
O clube que aparece logo no início do filme chama-se "Club Obi-Wan", uma referência à saga Guerra nas Estrelas, elaborada por George Lucas.
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR - 1985
Ganhou:
-
Melhores Efeitos Visuais
Indicado:
-
Melhor Trilha Sonora
Imagens:
Trailer:
OST / Music From The Motion Picture: