APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
O Poderoso Chefão: Parte III (1990)
Ficha:
Título Original: The Godfather - Part III
País: Estados Unidos
Ano: 1990
Direção: Francis Ford Coppola
Elenco:
-
Al Pacino
-
Andy Garcia
-
James Caan
-
Richard S. Castellano
-
Diane Keton
-
Eli Wallach
-
Talia Shire
-
Joe Mantegna
-
George Hamilton
-
Bridget Fonda
-
Sofia Coppola
-
Donal Donnelly
-
John Cazale
-
Helmut Berger
Sinópse:
A história do filme começa em 1979, com um breve flashback sobre os momentos trágicos da Família Corleone. Michael Corleone está com 59 anos de idade e ainda se sente culpado pelo desenrolar dos acontecimentos. Seu irmão adotivo, Tom Hagen, está morto. A propriedade dos Corleone em Lago Tahoe está abandonada. Michael e Kay se divorciaram em 1959 e ela ficou com a custódia dos dois filhos, Anthony e Mary. Michael retorna a Nova Iorque, onde usa sua energia e poder para restaurar sua dignidade e reputação.
Michael criou e se tornou mantenedor de uma instituição de caridade, a Fundação Vito Corleone. Durante uma cerimônia na Catedral de Saint Patrick, presidida pelo arcebispo Gilday, Michael é agraciado com a comenda de Comandante da Ordem de São Sebastião.
Vincent Mancini (Andy Garcia), filho ilegítimo de Sonny Corleone (morto no primeiro filme), aparece na festa após a cerimônia. Ele se envolveu numa disputa com Joey Zasa, um perigoso chefão mafioso ligado aos Corleone. Michael acaba por apoiar Vincent e o convida a entrar para a família, enquanto isso Zasa se declara inimigo de Michael. Michael continua com seus planos e negocia com o Banco do Vaticano uma operação milionária, ajudado pelo Arcebispo Gilday.
Curiosidades:
-
Para se preparar para o papel, Robert De Niro viveu durante certo período na Sicília. Ele faz parte do grupo de atores que ganhou um Oscar falando a maior parte de seus diálogos numa língua diferente da inglesa (os demais foram Sophia Loren, Roberto Benigni e Marion Cotillard).
-
A língua falada pelos atores nas cenas de flashback não é italiano tradicional, trata-se de uma combinação de diferentes dialetos do sul da Itália.
-
As filmagens de O Poderoso Chefão 2 foram atrasadas por um mês, pois o ator Al Pacino pegou uma pneumonia enquanto gravava em Santo Domingo. Foi rodado em cerca de 104 dias.
-
O Poderoso Chefão 2 foi a 1ª sequência a ganhar o Oscar de Melhor Filme.
-
Marlon Brando e Robert De Niro foram os únicos atores que ganharam uma estatueta do Oscar pelo mesmo personagem. Brando ganhou o prêmio de Melhor Ator pelo personagem Vito Corleone em O Poderoso Chefão(1972) e De Niro ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, pelo mesmo papel, em O Poderoso Chefão 2.
-
Robert De Niro não esteve presente na cerimônia do Oscar, o diretor Francis Ford Coppola aceitou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em nome do ator.
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR - 1991
Indicações:
-
Melhor Filme
-
Melhor Diretor - Francis Ford Coppola
-
Melhor Ator Coadjuvante - Andy Garcia
-
Melhor Canção ("Promise me you'll remember")
-
Melhor Montagem
-
Melhor Direção de Arte
-
Melhor Fotografia
GLOBO DE OURO - 1991
Indicações:
-
Melhor Filme - Drama
-
Melhor Diretor - Francis Ford Coppola
-
Melhor Ator - Drama - Al Pacino
-
Melhor Ator Coadjuvante - Andy Garcia
-
Melhor Roteiro
-
Melhor Trilha Sonora
-
Melhor Canção ("Promise me you'll remember")
Imagens:
Trailer: