APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Que Horas Ela Volta? (2015)
Ficha:
País: Brasil
Ano: 2015
Direção: Anna Muylaert
Roteiro: Anna Muylaert
Elenco:
-
Regina Casé como Val
-
Michel Joelsas como Fabinho
-
Camila Márdila como Jéssica
-
Karine Teles como Bárbara
-
Lourenço Mutarelli como Carlos
-
Helena Albergaria como Edna
Sinópse:
Val, uma mulher de Pernambuco, vai para São Paulo, deixando para trás sua filha, Jéssica, com o avô. Em São Paulo, Val encontra um emprego como babá e depois de empregada doméstica em uma casa de família de classe alta onde ela cuida do filho de seus patrões, Fabinho.
Treze anos depois, Val é economicamente estável, mas sente culpa por ter deixado para trás Jéssica. De repente, sua filha decide ir a São Paulo para fazer um vestibular, na mesma época que o filho do casal, e pede apoio a mãe, esta acreditando em uma segunda chance para um melhor relacionamento entre as duas. Mesmo assim, a convivência é complicada, ainda mais pela personalidade da garota e forma como ela se porta na casa e perante os patrões de sua mãe, se sentindo mais a vontade e não aceitando a separação de classes e posições impostas no lugar.
Curiosidades:
-
Até o dia 25 de outubro de 2015, o filme levou 454.717 espectadores aos cinemas brasileiros. Na Itália foi lançado em 70 cidades no início de junho, alcançando a 8ª posição do ranking dos filmes mais vistos. Na França com apenas quatro semanas de exibição o filme superou a marca de 150 mil ingressos vendidos. Nos Estados Unidos, o filme arrecadou $372,380 mil.
-
Muylaert inicialmente imaginou fazer o filme pouco antes do lançamento de seu primeiro longa-metragem, Durval Discos (2002), mas ela sentiu que não era capaz de dirigi-lo no momento. Originalmente intitulado A Porta da Cozinha, foi baseado na própria experiência de Muylaert com uma babá, que cuidou de seu filho depois de ter deixado sua própria filha. O roteiro foi reescrito quatro vezes por ela e Casé desde a sua primeira concepção, quando Muylaert considerava que ainda estava " imaturo". Casé tem um papel importante já que ela conhece muito bem a realidade de diversas mulheres nordestinas que foram para São Paulo em busca de um emprego, e Muylaert não procurava criar uma caricatura do que seria um personagem real. Ao contrário, ela escreveu a história, porque em sua opinião, cuidar de crianças de outras pessoas é "trabalho sagrado que é muito subestimado."
-
Que Horas Ela Volta? foi filmado em fevereiro de 2014, em uma mansão no Morumbi, um bairro de classe alta de São Paulo e demorou nove meses para ser concluído.
-
Em setembro de 2015, o filme foi o escolhido pelo Ministério da Cultura entre 8 longas brasileiros, para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro daedição de 2016. Esta é a primeira vez em 30 anos que um filme dirigido por uma mulher representará o Brasil no Oscar.
Imagens:
Trailer:
Principais Prêmios e Indicações:
O filme foi premiado no Sundance Film Festival (Prêmio Especial do Júri, concedido às atrizes Regina Casé e Camila Márdila) e também no Festival de Berlim (Prêmio do Público na mostra Panorama).