top of page

APÓS OS CRÉDITOS

Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Quem Quer Ser um Milionário? (2008)

Que Horas Ela Volta? (2015)

Ficha:

País: Brasil

Ano: 2015

Direção: Anna Muylaert

Roteiro: Anna Muylaert

Elenco:

  • Regina Casé como Val

  • Michel Joelsas como Fabinho

  • Camila Márdila como Jéssica

  • Karine Teles como Bárbara

  • Lourenço Mutarelli como Carlos

  • Helena Albergaria como Edna

Sinópse:

Val, uma mulher de Pernambuco, vai para São Paulo, deixando para trás sua filha, Jéssica, com o avô. Em São Paulo, Val encontra um emprego como babá e depois de empregada doméstica em uma casa de família de classe alta onde ela cuida do filho de seus patrões, Fabinho.

Treze anos depois, Val é economicamente estável, mas sente culpa por ter deixado para trás Jéssica. De repente, sua filha decide ir a São Paulo para fazer um vestibular, na mesma época que o filho do casal, e pede apoio a mãe, esta acreditando em uma segunda chance para um melhor relacionamento entre as duas. Mesmo assim, a convivência é complicada, ainda mais pela personalidade da garota e forma como ela se porta na casa e perante os patrões de sua mãe, se sentindo mais a vontade e não aceitando a separação de classes e posições impostas no lugar.

Curiosidades:
  • Até o dia 25 de outubro de 2015, o filme levou 454.717 espectadores aos cinemas brasileiros. Na Itália foi lançado em 70 cidades no início de junho, alcançando a 8ª posição do ranking dos filmes mais vistos. Na França com apenas quatro semanas de exibição o filme superou a marca de 150 mil ingressos vendidos. Nos Estados Unidos, o filme arrecadou $372,380 mil.

  • Muylaert inicialmente imaginou fazer o filme pouco antes do lançamento de seu primeiro longa-metragem, Durval Discos (2002), mas ela sentiu que não era capaz de dirigi-lo no momento. Originalmente intitulado A Porta da Cozinha, foi baseado na própria experiência de Muylaert com uma babá, que cuidou de seu filho depois de ter deixado sua própria filha. O roteiro foi reescrito quatro vezes por ela e Casé desde a sua primeira concepção, quando Muylaert considerava que ainda estava " imaturo". Casé tem um papel importante já que ela conhece muito bem a realidade de diversas mulheres nordestinas que foram para São Paulo em busca de um emprego, e Muylaert não procurava criar uma caricatura do que seria um personagem real. Ao contrário, ela escreveu a história, porque em sua opinião, cuidar de crianças de outras pessoas é "trabalho sagrado que é muito subestimado."

  • Que Horas Ela Volta? foi filmado em fevereiro de 2014, em uma mansão no Morumbi, um bairro de classe alta de São Paulo e demorou nove meses para ser concluído.

  • Em setembro de 2015, o filme foi o escolhido pelo Ministério da Cultura entre 8 longas brasileiros, para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro daedição de 2016. Esta é a primeira vez em 30 anos que um filme dirigido por uma mulher representará o Brasil no Oscar.

Imagens:

Que Horas Ela Volta (13)
Que Horas Ela Volta (12)
Que Horas Ela Volta (11)
Que Horas Ela Volta (10)
Que Horas Ela Volta (9)
Que Horas Ela Volta (8)
Que Horas Ela Volta (7)
Que Horas Ela Volta (6)
Que Horas Ela Volta (5)
Que Horas Ela Volta (4)
Que Horas Ela Volta (3)
Que Horas Ela Volta (2)
Que Horas Ela Volta (1)
Que Horas Ela Volta (1)

Trailer:

Principais Prêmios e Indicações:

O filme foi premiado no Sundance Film Festival (Prêmio Especial do Júri, concedido às atrizes Regina Casé e Camila Márdila) e também no Festival de Berlim (Prêmio do Público na mostra Panorama).

bottom of page