APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força (2015)
Ficha:
Título Original: Star Wars: Episode VII - The Force Awakens
País: Estados Unidos
Ano: 2015
Direção: J. J. Abrams
Elenco:
-
Mark Hamill
-
Harrison Ford
-
Carrie Fisher
-
Daisy Ridley
-
John Boyega
-
Oscar Isaac
-
Adam Driver
-
Peter Mayhew
-
Anthony Daniels
-
Kenny Baker
-
Lupita Nyong'o
-
Andy Serkis
-
Max von Sydow
Sinópse:
No sexto capítulo da franquia, Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (1983), Luke Skywalker (Mark Hamill) consegue fazer com que Darth Vader encontre o seu lado bom e elimine o Imperador Palpatine na segunda Estrela da Morte. Trinta anos se passam e Luke volta a unir forças com Princesa Leia (Carrie Fisher), Han Solo (Harrison Ford), Chewbacca (Peter Mayhew) e os robôs C-3PO (Anthony Daniels) e R2-D2 (Kenny Baker) para uma nova aventura espacial na disputa pela Força.
Curiosidades:
-
Um artigo de uma revista americana afirma que J.J. Abrams teve a ideia de colocar o esqueleto de Jar Jar Binks (como easter egg) em poucos segundos do filme. Estaria localizado no deserto.
-
A produção preferiu usar locações reais, modelos em miniatura sobre a tela verde e imagens geradas por computador sempre que possível, a fim de fazer o filme esteticamente similar a trilogia original.
-
Primeiro filme de J.J. Abrams que não contará com a composição musical de Michael Giacchino. O compositor declarou em uma entrevista, que preferia ouvir a trilha sonora de John Williams, responsável pela trilha de todos os longas da série, em um novo Star Wars do que a sua.
-
Foi revelado no verão americano de 2013, que tanto Carrie Fisher quanto Mark Hamill haviam começado um regime vigoroso de dieta, exercício e treinamento de dublê, a fim de prepararem-se para seus respectivos personagens, Leia e Luke.
-
Durante as filmagens em 2014, Harrison Ford quebrou o tornozelo na porta do Millennium Falcon. Cerca de um ano mais tarde, o diretor J.J. Abrams revelou ter distendido a coluna ao tentar tirar Ford debaixo da porta.
-
Mark Hamill tinha 63 anos durante as filmagens de O Despertar da Força. Mesma idade de Alec Guinness ao gravarGuerra nas Estrelas (1977).
-
Ao ser entrevistado sobre O Retorno de Jedi em 1983, Mark Hamill (Luke Skywalker) afirmou que George Lucas tinha considerado fazer um novo filme, para 2011, onde Skywalker seria como Obi-wan Kenobi. No entanto, o fato não tem relação com O Despertar da Força.
-
Durante um almoço com George Lucas, Mark Hamill disse que o diretor lhe informou calmamente que uma nova trilogia Star Wars seria feita pela Disney, e caso ele não quisesse se envolver, Luke Skywalker não apareceria no roteiro. No entanto, Hamill imediatamente concordou em reprisar o papel.
-
Após recusar publicamente dirigir o novo Star Wars, J.J. Abrams recebeu a visita de Kathleen Kennedy. Suas negociações duraram mais de um mês, durante o qual, a principal preocupação de Abrams era a grande magnitude e importância cultural do projeto.
-
Michael Arndt redigiu o roteiro deste filme baseando-se no esboço de George Lucas para a abandonada trilogia sequêncial da saga original. Apesar de poucos detalhes do escrito terem tornado-se públicos, o escritor Dave Pollack confirmou que a história abordaria a construção da Nova República após a queda do Império, que Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo apareceriam, e que os filhos deles seriam os personagens principais da história. No entanto, o roteiro de Arndt foi rejeitado e um novo script foi escrito por J.J. Abrams e Lawrence Kasdan.
-
Antes de J.J. Abrams ser escalado, tanto Brad Bird e Matthew Vaughn supostamente recusaram dirigir O Despertar da Força. Bird já havia se comprometido com Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível (2015), forçando-o a declinar. Vaughn entrou em negociações, mesmo após renunciar o papel de diretor em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014), a fim de assumir o Episódio VII, mas eventualmente abdicou alegando "diferenças criativas" à cerca do nível de violência no filme e a escalação da protagonista feminina, segundo informações. Entre outros diretores cotados estavam Steven Spielberg, Guillermo del Toro, Peter Jackson, Christopher Nolan, Ben Affleck, Joss Whedon, James Cameron e Rian Johnson. Mais tarde, Johnson foi anunciado como diretor e roteirista do Episódio VIII e colaborador no roteiro do Episódio IX (2019).
-
Segundo a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, quando Harrison Ford e Chewbacca puseram os pés no set da Millennium Falcon, cada pessoa no set estava deslumbrada. Kennedy alega que cerca das 200 pessoas no local estavam completamente quietas, devido à presença icônica de Ford e Chewbacca de volta à nave de Han Solo.
-
Depois de ser escalado, Oscar Isaac revelou ao diretor J.J. Abrams que seu tio é um grande fã de Star Wars. Como resultado, os arranjos para o tio de Isaac visitar o set de filmagens foram feitos. Para a grande surpresa de ambos, Abrams perguntou se o tio de Oscar estaria interessado em aparecer no filme como um extra. Ele prontamente aceitou.
-
O novo droid BB8 é inspirado em um dos primeiros conceitos de Ralph McQuarrie para R2-D2. Ao invés de uma pequena unidade R2 acoplada a uma grande bola, o conceito original abarcava a ideia de um corpo R2-D2 sem pernas descansando em uma esfera menor. Essa concepção foi abandonada, pois era impossível fazê-la funcionar em meados de 1970.
-
Esta nova trilogia de Star Wars (episódios VII, VIII e IX) apresentará uma nova linha de tempo com um novo Universo Expandido chamado "New Universe", com novas histórias nos livros, quadrinhos, jogos, etc. O antigo Universo Expandido ainda é reconhecido da Lucasfilm, mas foi movido dos eventos originais para uma "linha do tempo alternativa" conhecida como "Legend Universe". A linha do tempo oficial da franquia é agora composta por: Episódios: I, II, III; Star Wars: The Clone Wars (2008); Star Wars Rebels (2014); Episódios: IV, V, VI (trilogia Original),Star Wars Battlefront (2015), e a novos Episódios: VII, VIII, IX).
-
Mark Hamill e John Boyega pressionaram, com sucesso, o diretor J.J. Abrams para permitir que o fã de Star Wars, Daniel Fleetwood, pudesse ver o filme antes de seu lançamento. Fleetwood foi diagnosticado com câncer terminal, e não era esperado viver até a data de estreia do filme. Após o consentimento da Disney, a versão completa de O Despertar da Força foi reproduzida para Fleetwood em uma exibição especial em sua casa. Daniel faleceu em 10 de novembro de 2015.
-
Mark Hamill (Luke Skywalker), Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Princesa Leia), Anthony Daniels (C-3PO),Kenny Baker (R2-D2), Peter Mayhew (Chewbacca), Tim Rose (Ackbar) e Mike Quinn (Nien Nunb) são os únicos atores da trilogia original a reprisarem seus papéis em O Despertar da Força. Entretanto, Daniels, Baker e Mayhew também estiveram na trilogia prequel (Episódios I, II e III).
-
Antes de Adam Driver ser escalado como o vilão Kylo Ren, Michael Fassbender e Hugo Weaving foram considerados para o papel. Driver precisou ausentar-se da série Girls, a fim de estrelar o longa.
-
John Boyega estava tão nervoso e assustado com a perspectiva de não conseguir o papel, que não contou a seus pais ter sido escalado até uma foto sua ser publicada na página oficial do twitter de Star Wars.
-
Ao assinar contrato para assumir o comando de O Despertar da Força, J.J. Abrams torna-se o primeiro cineasta a dirigir um filme Star Trek e Star Wars.
-
Kevin Smith e Benedict Cumberbatch visitaram o set de O Despertar da Força. Smith, famoso por sua natureza aberta e falador, foi forçado a assinar um acordo de não-divulgação e, por precaução, J. J. Abrams fixou cartazes comerciais característicos da 2ª Guerra Mundial ao redor do set, com a frase "Loose Lips Sink Starships" ("Boca Aberta Afunda Naves", tradução livre, referência ao bordão popular brasileiro "Boca Fechada Não Entra Mosquito") como um lembrete a Kevin, que não revelasse spoilers do filme para o público. Fiel à sua palavra, Smith apenas relatou que chorou ao conhecer o set do Millennium Falcon, pois o lembrou de quanto amava Star Wars quando criança.
-
Devido à natureza secreta em torno do filme, vários membros do elenco descobriram ter conseguido os respectivos papéis em um curto espaço de tempo. Domhnall Gleeson recebeu a confirmação um dia após ter feito o teste, que foi apenas um dia antes da mesa de leitura. Oscar Isaac descobriu algumas horas antes da leitura e foi instruído a esperar em um quarto de hotel, em Londres, para receber uma chamada dizendo-lhe em que lugar do primeiro andar ele deveria ficar, que um carro estaria esperando-o e, que iria levá-lo para mesa de leitura ou reservar um voo de volta aos Estados Unidos.
-
O filme tem um orçamento de 200 milhões de dólares, o mais caro da série até agora.
-
Os ornamentos do droid BB-8 neste filme são produzidos por Lee Towersey e Oliver Torres, que eram membros da R2-D2 Builders Club (Clube dos Construtores do R2-D2, tradução livre). O seu envolvimento deu-se após Kathleen Kennedy conhecer seu trabalho na Celebration Europe (convenção de fãs em Londres). Eles foram, posteriormente, contactados pelo produtor executivo Jason D. McGatlin, que os contratou para a equipe de efeitos de criaturas.
-
Elizabeth Olsen, Jennifer Lawrence e Shailene Woodley foram considerados para o papel de Rey. Olsen recusou a audição, pois já tinha um contrato com a "Marvel Studios" como a intérprete da Feiticeira Escarlate na sequência deOs Vingadores, e, as datas de filmagem coincidiam com as de Era de Ultron. Em abril de 2014, J.J. Abrams escolheuDaisy Ridley como Rey, a fim repetir o mesmo feitio de George Lucas, selecionando atores pouco conhecidos para desempenhar papéis principais.
Imagens:
Trailer:
OST / Music From The Motion Picture: