APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Coração Valente (1995)
Ficha:
Título Original: Breaveheart
País: Estados Unidos
Ano: 1995
Direção: Mel Gibson
Elenco:
-
Mel Gibson
-
Angus Macfadyen
-
James Robinson
-
Sean Lawlor
-
Sandy Nelson
-
Patrick McGoohan
-
James Cosmo
-
Sophie Marceau
-
Brendan Gleeson
-
David O'Hara
-
Brian Cox
-
Peter Hanly
-
Catherine McCormack
-
Alun Armstrong
-
Sean Lawlor
-
John Kavanagh
Sinópse:
No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson), bem na sua noite de núpcias. Para vingar a amada, ele resolve liderar seu povo em uma luta contra o cruel Rei inglês Edward I (Patrick McGoohan). Com a ajuda de Robert e Bruce, ele vai deflagrar uma violenta batalha com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas.
Curiosidades:
-
Este foi apenas o 2º filme dirigido por Mel Gibson. O primeiro fora O Homem Sem Face (1993).
-
Originalmente, o diretor Mel Gibson queria que o ator Jason Patric representasse William Wallace.
-
Sean Connery recusou o papel do Rei Edward I, pois ele já estava envolvido na produção de Justa Causa (1994).
-
Além dos animais reais, foram produzidos cavalos mecânicos para as filmagens de batalhas.
-
O primeiro dia de filmagens foi em 6 de junho de 1994, no 50º aniversário do Dia D.
-
Diversas cenas de batalha tiveram que ser refilmadas, pois alguns figurantes apareciam usando óculos escuros e relógios de pulso.
-
Um dos aspectos mais bem sucedidos deste filme é constituído pelas cenas de batalha extraordinariamente bem sincronizadas e organizadas, envolvendo milhares de figurantes, embora com algumas falhas.
-
Muitas das cenas de batalha tiveram que ser refeitas porque os figurantes estavam usando óculos escuros ou relógios de pulso.
-
O nome da esposa de Wallace na vida real era Marian, mas ele foi trocado no filme para evitar confusão com a personagem do filme Robin Hood: Prince of Thieves, que tinha o mesmo nome.
-
Membros da família Wallace na vida real participaram das filmagens como figurantes, e o diretor Mel Gibson ficou com eles durante o período das filmagens para aprender mais sobre sua história.
-
Apesar de Gibson ter "americanizado" a figura histórica de Wallace atribuindo-lhe diálogos absolutamente impensáveis para a época medieval, o filme caiu nas boas graças do público e especialmente dos críticos.
-
No Brasil, o filme possuí duas dublagens: a primeira foi feita no Estúdio Clone, para VHS; enquanto a segunda foi feita na Herbert Richers para a Rede Globo e o lançamento em DVD.
Imprecisões:
-
A Batalha de Stirling Bridge é mostrada no filme sem citar ou mostrar a ponte, que era o objetivo estratégico e cuja posse garantiu a vitória dos escoceses na batalha. As táticas mostradas se assemelham mais à Batalha de Falkirk.
-
Durante o filme, em algumas cenas, aparecem gaitas de fole escocesas (Great Highland Bagpipes), porém o som que é escutado é o som da gaita de fole irlandesa (Uilleann Pipes). Toda a trilha sonora também é produzida com a Uilleann Pipe, embora o filme se passe na Escócia.
-
Há a insinuação de que Wallace e a Princesa Isabelle tiveram um relacionamento amoroso, e que o filho dela (que futuramente seria o Rei Eduardo III) seria filho de Wallace, e não do Príncipe de Gales. No entanto, seria impossível que isso tivesse acontecido, pois Isabelle só entrou na família real britânica em 1308, três anos depois de Wallace ter sido morto, em 1305, de modo que os dois jamais se conheceram.
-
No filme, o Rei Eduardo I estava muito doente, à beira da morte, ao mesmo tempo em que Wallace era executado em praça pública. Na verdade, Eduardo I morreu somente em 1307, ou seja, dois anos após a execução de Wallace.
-
No filme, os escoceses usam tipos de saias chamadas de kilt , mas oque se sabe é que os kilt's só foram popularizados no seculo 17 na escócia, sendo assim, Willian Wallace nunca usou kilt na vida real, na época oque se usava era somente uma manta jogada acima do ombro se estendendo até o joelho aparentemente formando uma saia, tipica dos povos da Highlands.
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR
Ganhou
-
Melhor Filme
-
Melhor Diretor - Mel Gibson
-
Melhor Fotografia
-
Melhor Maquiagem
-
Melhores Efeitos Sonoros
Indicações
-
Melhor Roteiro Original
-
Melhor Figurino
-
Melhor Trilha Sonora
-
Melhor Som
-
Melhor Montagem
GLOBO DE OURO
Ganhou
-
Melhor Diretor - Mel Gibson
Indicações
-
Melhor Filme - Drama
-
Melhor Roteiro
-
Melhor Trilha Sonora
BAFTA
Ganhou
-
Melhor Direção de Fotografia
-
Melhor Figurino
-
Melhor Som
Indicações
-
Melhor Maquiagem
-
Melhor Design de Produção
OST / Music From The Motion Picture:
Imagens:
Trailer: