APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Cães de Aluguel (1992)
Ficha:
Título Original: Reservoir Dogs
País: Estados Unidos
Ano: 1992
Direção: Quentin Tarantino
Produção: Lawrence Bender
Roteiro: Quentin Tarantino
Elenco:
-
Harvey Keitel
-
Michael Madsen
-
Chris Penn
-
Steve Buscemi
-
Lawrence Tierney
-
Edward Bunker
-
Quentin Tarantino
-
Tim Roth
Sinópse:
Joe Cabot (Lawrence Tierney), um experiente criminoso, reuniu seis bandidos para um grande roubo de diamantes, mas estes seis homens não sabem nada um sobre os outros e cada um utiliza uma cor como codinome. Porém durante o assalto algo saiu errado, pois diversos policiais esperavam no local. Mr. White (Harvey Keitel) levou Mr. Orange (Tim Roth), que na fuga levou um tiro na barriga e morrerá se não tiver logo atendimento médico, para o armazém onde tinha sido combinado que todos se encontrassem. Logo depois chegou Mr. Pink (Steve Buscemi), que está certo que um deles é um policial disfarçado e eles precisam descobrir quem os traiu. Em um clima de acusações mútuas a situação fica cada vez mais insustentável.
Curiosidades:
-
É o primeiro filme da carreira de Quentin Tarantino e incorpora elementos que viriam a se tornar marcas registradas do diretor, como crimes violentos, referências à cultura pop, narrativa não-linear, trilha sonora eclética e constante uso de palavrões em seus diálogos. Tarantino conseguiu financiar a sua produção através da venda do roteiro de True Romance, bem como pela adesão de Harvey Keitel ao projeto; com a entrada do ator, o diretor foi capaz de captar $1.5 milhões para o desenvolvimento do filme.
-
Apesar de não ter recebido muita divulgação à época de sua estreia e ter emplacado uma bilheteria modesta nos Estados Unidos, Reservoir Dogs ganhou destaque após o lançamento de Pulp Fiction, obra subsequente de Tarantino, tornando-se um filme cult e sendo enaltecido como um clássico do cinema independente, tendo sido eleito "o maior filme independente de todos os tempos" pela revista Empire.
-
Quentin Tarantino queria que James Woods interpretasse um papel no filme e chegou a fazer cinco propostas de salário diferentes para o agente do ator. Entretanto, o empresário recusou, mesmo sem sequer falar com Woods. O cachê oferecido pelo diretor americano era maior do que o que o artista vinha recebendo por outros filmes. Quando Woods soube disso ficou irritado e demitiu seu agente. Tarantino evita dizer qual personagem foi oferecido, mas acredita-se que se tratava do papel de Mr. Orange.
-
A palavra "fuck" é usada 272 vezes no filme.
-
Reservoir Dogs estreou em 19 cinemas, arrecadando $147.839 nos Estados Unidos. O filme nunca ultrapassou a marca de 61 cinemas no país e, ainda assim, arrecadou $2.832.029.2 O sucesso de Reservoir Dogs aumentou com a popularidade de Pulp Fiction, o filme seguinte de Tarantino, lançado em 1994. Todavia, foi um sucesso imediato na Grã-Bretanha e, devido ao seu sucesso nesse país, o filme foi inserido no Festival Sundance de Cinema. A revista Empire nomeou-o "Melhor Filme Independente já feito" , o que tornou-o um importante e altamente influente filme do cinema independente. Reservoir Dogs tem uma avaliação de 96% no Rotten Tomatoes e um índice de 78/100 no Metacritic, baseado em 23 críticas, em sua maioria favoráveis.
-
O filme tem inspirado diversos outros filmes independentes, sendo considerado fundamental no desenvolvimento dessa vertente. Kaante, de 2002, filme bollywoodiano do diretor Sanjay Gupta, é considerado um remake não-autorizado de Reservoir Dogs, contando com enredo e diálogos parecidos. Reservoir Dogs foi também exibido no Festival de Cannes de 1992, embora não estivesse competindo.
Imagens:
Trailer:
OST / Music From The Motion Picture: