APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
Ficha:
Título Original: Snow White and the Seven Dwarfs
País: Estados Unidos
Ano: 1937
Direção: David Hand, William Cottrell,
Wilfred Jackson, Larry Morey, Perce Pearce, Ben Sharpsteen
Produção: Walt Disney
Baseado: Branca de Neve dos Irmãos Grimm
Elenco:
Adriana Caselotti, Harry Stockwell, Lucille La Verne, Pinto Colvig, Roy Atwell
Moroni Olsen, Stuart Buchanan, Billy Gilbert, Otis Harlan
Scotty Mattraw, Eddie Collins
Sinópse:
Uma rainha má e bela resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todo o reino. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, ela encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo até o dia em que um beijo do amor verdadeiro a faça despertar.
Curiosidades:
-
É o primeiro longa-metragem de animação dos estúdios Disney e é baseado no conto de fadas "Branca de Neve", dos Irmãos Grimm. A história foi adaptada por Dorothy Ann Blank, Richard Creedon, Merrill De Maris, Otto Englander, Earl Hurd, Dick Rickard, Ted Sears e Webb Smith. David Hand foi o diretor supervisor, enquanto William Cottrell, Wilfred Jackson, Larry Morey, Perce Pearce e Ben Sharpsteen dirigiram sequências individuais do filme. Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro filme de animação produzido nos Estados Unidos, o primeiro totalmente a cores, o primeiro a ser produzido por Walt Disney e o primeiro filme dos considerados Clássicos Disney.
-
Branca de Neve e os Sete Anões estreou no Carthay Circle Theatre em 21 de dezembro de 1937, seguido por seu lançamento nacional em 4 de fevereiro de 1938, com ganhos internacionais de 8 milhões de dólares em seu lançamento. Ainda em seu lançamento assumiu brevemente o recorde de maior bilheteria de filme sonoro no momento. A popularidade do filme levou ele a ser relançado nos cinemas, muitas vezes, até seu lançamento em home video nos anos 1990.
-
No 11º Óscar, Walt Disney recebeu um Óscar honorário e foi indicado ao Oscar de melhor banda sonora. Foi adicionado para a seleção estadunidense National Film Registry em 1989 e foi classificado na lista dos melhores filmes estadunidenses segundo o American Film Institute, que também nomeou o filme como o maior filme de animação americano de todos os tempos em 2008. O filme teve um enorme impacto cultural, resultando em atrações do parque temático da Disney, videogame e um musical da Broadway.
-
O orçamento inicial de Branca de Neve e os Sete Anões era de 150 mil dólares, mas o filme acabou custando a Walt Disney a quantia de 1,5 milhão de dólares, um valor astronômico para a época.
-
O filme levou quatro anos e meio para ser concluído.
-
Cerca de 50 nomes foram inicialmente propostos para os anões do filme.
-
Embora a imagem que a Rainha assume para enganar Branca de Neve não seja chamada de "Bruxa" em momento nenhum do filme, foi sob este apelido que ela se celebrizou ao longo das décadas.
-
Nas versões em língua não-inglesa do filme, os nomes dos anões em suas respectivas camas foram substituídos pelos nomes por eles recebidos em cada país.
-
Algumas cenas feitas para o filme, foram cortadas na edição do longa-metragem, como a cena que os sete anões, como prova de gratidão, constroem uma cama para Branca de Neve e também uma outra cena onde os anões comem sopa.
-
Os movimentos da Branca de Neve foram feitos tendo como base os movimentos da dançarina Marge Champion.
-
Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro longa-metragem animado da Disney. Foi este filme que pôs os estúdios da Disney à frente dos seus rivais.
-
Em 1938 Walt Disney recebeu um Oscar especial e sete mini estatuetas, representando a Branca de Neve e Os Sete Anões, o Oscar lhe foi entregue pela atriz-mirim Shirley Temple.
-
Quando os anões vão trabalhar e Branca de neve beija a careca de cada anão, não aparece o Feliz.
-
A criação dos sete anões foi a parte mais difícil da produção do filme. Foram necessárias 570 desenhistas e várias versões até chegar a versão atual.
-
No Brasil, a única vez que o filme foi exibido na televisão aberta foi na Sessão de Sábado, da Rede Globo no dia 25 de Dezembro de 2010 (72 anos depois de sua estreia nos cinemas brasileiros). O filme foi exibido como um especial de fim de ano da emissora.
-
O programa Fantástico da Rede Globo durante uma reportagem confundiu a dubladora Dalva de Oliveira com Maria Alice Barreto.
-
A dublagem brasileira dos anos 30 do filme é tida como rara, pois os lançamentos em VHS, DVD e Blu-Ray estão com a dublagem da década de 60.
-
O filme chegou a ser exibido na televisão em Portugal. A RTP exibiu este filme pela primeira vez em 1966, já com a dublagem brasileira da década de 60, durante o período de Natal, em conjunto com o filme "Pinóquio" de 1940. Foi a única vez em que este clássico foi exibido na televisão portuguesa.
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR - 1983
Indicações:
-
Melhor Direção de Arte
-
Melhores Efeitos Especiais
GLOBO DE OURO - 1983
Indicação:
-
Melhor Trilha Sonora
BAFTA - 1983
Ganhou:
-
Melhor Direção de Fotografia
-
Melhor Figurino
-
Melhor Direção de Arte/Design de Produção
Indicações:
-
Melhor Edição
-
Melhor Maquiador
-
Melhor Composição
-
Melhor Som
-
Melhores Efeitos Visuais
Imagens:
Trailer:
OST / Music From The Motion Picture: