Pedro Almodóvar
Nascimento:
25 de setembro de 1949
Local de Nascimento:
Calzada de Calatrava
Pais: Espanha
Biografia
O diretor de cinema, intérprete e criador de argumentos Pedro Almodóvar Caballero nasceu em Calzada de Calatrava no dia 24 de setembro de 1949 – há algumas divergências com relação ao ano de nascimento. Ele não tinha condições financeiras para cursar cinema, portanto passou por várias profissões antes de finalmente atingir a condição de cineasta.
Seu cinema, reconhecido pelo público e pela crítica, que lhe concedeu o privilégio de ser o primeiro de seu país a concorrer ao Oscar de melhor diretor, enfoca especialmente a homossexualidade, experiência pessoal do próprio Almodóvar, em um estilo cativante e encantador.
A cinematografia deste diretor exige um entendimento interno das criaturas que ele desenvolve, da relação entre elas, da intensa troca afetiva. Em suas histórias há uma constante necessidade de forças compensatórias para que alegrias e situações dramáticas possam valer como consequências inevitáveis das hipotéticas violações cometidas pelos personagens e de suas opções existenciais.
Nos seus filmes o afeto sempre conduz o espectador à compreensão dos atos das figuras que desfilam nas telas, por mais perturbadoras que elas possam aparecer; e ainda que o trágico desfecho do enredo já seja previsto desde os primeiros momentos da história, o assombro irrompe na visão do espectador quando finalmente os desdobramentos da trama se sucedem.
O diretor se baseia no procedimento comportamental de cada ser e o traduz em versões cinematográficas. Embora ele seja considerado um infrator, na verdade ele extrai o teor de sua obra do cotidiano, dos gestos mais banais, desvelando seus mecanismos internos. Almodóvar traduz cenicamente os movimentos da vida comum.
Sua obra alia o drama e a comédia, a vida sexual e a revelação da morte, em um esforço que visa desvelar os impulsos essenciais do ser humano; elementos como a imitação burlesca e a zombaria são os instrumentos utilizados para alcançar este despojamento das máscaras, especialmente em figuras que enfrentam a mais profunda crise identitária.
Normalmente estas criaturas estão conectadas, de alguma forma, com o contexto televisivo, o ambiente cinematográfico, com os bastidores teatrais ou literários. Almodóvar as caracteriza sempre através de muitas cores vibrantes, as quais destacam a ironia sinistra de seu isolamento social, que impossibilita a união do prazer e do desejo.
Almodóvar se tornou célebre em 1988 com a obra Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos; onze anos mais tarde ele foi mais uma vez levado ao topo da fama com seu filme Tudo Sobre a Minha Mãe, de 1999, que lhe valeu o Oscar de Melhor Filme e propiciou à intérprete Cecilia Roth, que viveu a personagem principal, o prêmio de melhor atriz.
Fotos
Melhores Filmes
Filmografia
2016 - Silencio / 2013 - Os Amantes Passageiros / 2011 - A Pele que Habito / 2009 - Abraços Partidos / 2005 - Volver / 2003 - Má Educação / 2002 - Fale com Ela / 1998 - Tudo Sobre Minha Mãe / 1997 - Carne Trêmula / 1995 - A Flor do Meu Segredo / 1993 - Kika / 1991 - De Salto Alto / 1990 - Ata-me! / 1989 - Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos / 1987 - A Lei do Desejo / 1986 - Matador / 1984 - Que Fiz Eu Para Merecer Isto? / 1983 - Maus Hábitos / 1982 - Labirinto de Paixões / 1980 - Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão
Prêmios e Indicações
Oscar -1999
-
Melhor Filme Estrangeiro (Tudo Sobre Minha Mãe)
Oscar - 2002
-
Melhor Roteiro Original (Fale com Ela)
Globo de Ouro - 1999
-
Melhor Filme Estrangeiro (Tudo Sobre Minha Mãe)
Globo de Ouro - 2002
-
Melhor Filme Estrangeiro (Fale com Ela)
BAFTA - 1999
-
Melhor Filme Estrangeiro (Tudo Sobre Minha Mãe)
BAFTA - 2002
-
Melhor Filme Estrangeiro (Fale com Ela)
BAFTA - 2002
-
Melhor Roteiro Original (Fale com Ela)
BAFTA - 2011
-
Melhor Filme Estrangeiro (A Pele que Habito)