APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977)
Ficha:
Título Original: Star Wars
País: Estados Unidos
Ano: 1977
Direção: George Lucas
Elenco:
-
Mark Hamill
-
Harrison Ford
-
Carrie Fisher
-
Peter Cushing
-
Alec Guiness
-
Anthony Daniels
-
Kenny Baker
-
Peter Mayhew
-
David Prowse
-
James Earl jones
-
Phil Brown
-
Shelagh Fraser
Sinópse:
Luke Skywalker (Mark Hammil) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros jedi e a Hans Solo (Harrison Ford), um mercenário, para tentar destruir esta terrível ameaça ao lado dos membros da resistência.
Curiosidades:
-
Foi a maior bilheteria daquele ano, arrecadando 775.398.007 dólares. A produção, que possui a 46ª maior bilheteria da história, Quando ajustado para a inflação, é a segunda maior bilheteria do cinema nos EUA e Canadá, e é a terceira maior bilheteria no mundo a partir de 2013. Entre os muitos prêmios que o filme recebeu, ganhou dez nomeações ao Oscar, vencendo seis; as indicações incluíram Melhor Ator Coadjuvante para Alec Guinness, Melhor Roteiro original e Melhor Filme. O filme é classificado como um dos melhores filmes de ficção científica já feito, e um dos melhores filmes da história, é considerado por críticos como o marco de início da "Era dos Blockbusters" (em que o cinema hollywoodiano passaria a cada vez mais a se voltar aos efeitos visuais, às grandes campanhas de marketing, ao merchandising, entre outras características).
-
O filme foi preservado no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso em seu primeiro ano de abertura (sendo o mais recente a fazê-lo no momento).
-
O subtitulo Episódio IV: Uma Nova Esperança não constava originalmente; George Lucas nem acreditava que continuaria a história, e só foi acrescentado em 1981, depois do lançamento do episódio seguinte, O Império Contra-Ataca. George Lucas tem Relançado o filme em várias ocasiões, algumas vezes com mudanças significativas, as versões mais notáveis são a edição de 1997 Especial, 2004 DVD de lançamento, e em 2011 Blu-ray de lançamento, que têm cenas modificadas, diálogo alterado, tiros re-editados, trilhas sonoras remixadas, e cenas acrescentadas.
-
Guerra nas Estrelas foi o primeiro filme da saga Star Wars a ser lançado nos cinemas. Apesar disto, na verdade sua história equivale ao quarto capítulo da saga. O motivo que fez George Lucas começar a contar a história por este capítulo, e não pelo primeiro, foi que a tecnologia da época tornava mais fácil levar às telas este capítulo. Apenas 22 anos depois, George Lucas resolveria lançar o primeiro capítulo, com o nome de Star Wars - Episódio 1: A Ameaça-Fantasma.
-
O primeiro roteiro de Guerra nas Estrelas trazia Luke Skywalker como uma garota que iria resgatar seu irmão. A idéia foi abandonada logo depois, mas outra mais estranha ainda foi cogitada: Luke seria um anão errante que exploraria um mundo repleto de gigantes. A versão definitiva do roteiro apenas ficou pronta em 1976, um ano antes do lançamento do filme.
-
A composição do personagem Luke Skywalker, bem como os sabres de luz, fori inspirada em antigos contos de samurais.
-
Guerra nas Estrelas é o 4º episódio da saga Star Wars idealizada por George Lucas. Os demais são Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma (1999), Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones (2002), Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith (2005), O Império Contra-ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983).
-
O filme estreou no dia 25 de maio, mas curiosamente foi o dia 4 do mesmo mês que ficou conhecido como o Dia de Star Wars. Tudo por causa do trocadilho "May the 4th be with you".
-
“Eu tenho um mau pressentimento sobre isso” – ou alguma variação – é a frase mais falada de toda a franquia Star Wars. Ela aparece em todos os filmes.
-
Anakin Skywalker/Darth Vader foram interpretados por seis pessoas diferentes: David Prowse (Darth Vader nas telas), James Earl Jones (voz de Darth Vader), Bob Anderson (cenas de luta), Sebastian Shaw (fantasma de Anakin/Vader em “O Retorno do Jedi”), Jake Lloyd (Anakin criança) e Hayden Christensen (Anakin jovem).
-
“Star Wars – Uma Nova Esperança” continua sendo o filme de maior bilheteria da franquia. É também a segunda maior bilheteria dos Estados Unidos (inclusive se ajustarmos os valores dos ingressos de acordo com a inflação), perdendo apenas para “E o Vento Levou…”
-
Em “Uma Nova Esperança”, Han Solo e Luke Skywalker entram no centro de detenção para resgatar a Princesa Leia. Quando um soldado do Império pergunta pelo intercomunicador para saber o que havia causado aquela comoção, Solo responde? “Uh… tivemos um pequeno defeito nas armas. Mas, uh, tudo está ótimo agora. Nós estamos bem, agora, obrigado. E você, como vai? Conversa chata, de toda forma”. Harrison Ford inventou a fala durante as gravações. De propósito, ele não decorou as falas do roteiro para soar mais natural.
-
Grandes estúdios de Hollywood, como Universal e Paramount, dispensaram “Star Wars”. Somente depois de ser rejeitado por todos os estúdios, Lucas decidiu levar o roteiro para a Twentieth Century Fox, mas eles também ficaram incertos sobre o filme. Ninguém imaginava que fosse ser um sucesso tão estrondoso.
-
Anthony Daniels (C3PO) e Kenny Baker (R2D2) tiveram problemas com o calor na Tunísia. Mesmo a equipe injetando ar frio nos trajes e mantendo-os hidratados, Daniels costumava desmaiar de calor.
-
O editor de som Ben Burtt se valeu de inúmeras fontes pouco comuns para criar os muitos (inúmeros!) efeitos sonoros de Star Wars. O barulho do Chewbacca foi uma mix-tape dos sons de vários mamíferos grandes (principalmente ursos). Já os apitos de R2-D2 eram, na verdade, sons de bebês manipulados para parecerem eletrônicos. O som típico dos sabres de luz foram conseguidos misturando o som de um projetor de filmes com o retorno obtido com a aproximação de um fio desencapado de um aparelho de TV.
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR
Ganhou:
-
Melhor Direção de Arte
-
Melhor Figurino
-
Melhor Trilha Sonora
-
Melhor Som
-
Melhores Efeitos Especiais
-
Melhor Edição
-
Melhores Efeitos Sonoros
Indicações:
-
Melhor Filme
-
Melhor Diretor - George Lucas
-
Melhor Ator Coadjuvante - Alec Guinness
-
Melhor Roteiro Original
GLOBO DE OURO
Ganhou:
-
Melhor Trilha Sonora
Indicações:
-
Melhor Filme - Drama
-
Melhor Diretor - George Lucas
-
Melhor Ator Coadjuvante - Alec Guinness
GRAMMY
Ganhou:
-
Melhor Trilha Sonora - Cinema
OST / Music From The Motion Picture:
Imagens:
Trailer: