APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
RoboCop: O Policial do Futuro (1987)
Ficha:
Título Original: RoboCop
País: Estados Unidos
Ano: 1987
Direção: Paul Verhoeven
Produção: Arne Schmidt
Roteiro: Edward Neumeier e Michael Miner
Elenco:
-
Peter Weller
-
Nancy Allen
-
Daniel O'Herlihy
-
Ronny Cox
-
Kurtwood Smith
-
Miguel Ferrer
Sinópse:
Depois de ter sido mortalmente ferido em cerco a marginais, policial (Peter Weller) transformado num misto de máquina e homem a serviço da justiça. quando tem que enfrentar uma gangue disposta a dominar a cidade, sob a custódia legal de poderoso executivo.
Curiosidades:
-
O filme conta com a participação de Peter Weller, Nancy Allen, Dan O'Herlihy, Kurtwood Smith, Miguel Ferrer e Ronny Cox. A ação decorre num futuro próximo na cidade de Detroit, Michigan, profundamente corroída pelo crime. RoboCop centra-se na história de um policial, Alex Murphy (Weller), que é brutalmente assassinado por um grupo de criminosos, e subsequentemente é revivido pela Omni Consumer Products (OCP), como um ciborgue força da lei conhecido como "RoboCop".
-
RoboCop inclui temas sobre os mídia, corrupção, autoritarismo, ganancia, privatização, capitalismo, identidade, distopia, gentrificação e natureza humana. Foi muito bem recebido pela critica e foi considerado como um dos melhores filmes de 1987, resultando numa franquia que inclui vários produtos, duas sequelas, uma série de televisão, duas séries de animaçao, uma mini-série televisiva, videojogos e vários adaptações para banda desenhada. Foi produzido com um orçamento modesto de $13 milhões, conseguindo gerar um lucro de mais de $53 milhões.
-
O RoboCop é feito uma maquina que humanamente comete falhas.
-
A arma de fogo utilizada pelo personagem Robocop é uma adaptação da pistola Beretta 93R automática.
-
Quando RoboCop retira o capacete, o protetor do queixo some, e esse conceito se repete nos filmes seguintes, sem explica o sumiço do protetor.
-
Eddie Van Halen, guitarrista do grupo Van Halen, faz uma ponta no primeiro filme vivendo Keva Rosenberg, um cidadão comum que dá sua opinião sobre a greve dos policiais a um repórter.
-
RoboCop foi utilizado para um comercial brasileiro de calças jeans Pool no começo dos anos 90.
-
Graças ao sucesso de Robocop, surgiu o herói japonês Jiban, em 1989. A produtora Toei Company, na época em que a série Jiraiya estava sendo gravada, estava no projeto da série que a sucederia, e se tornaria uma continuação direta, enfocando as aventuras de um "Policial Ninja". No entanto, graças ao ótimo êxito do "homem-máquina" de Detroit, a Toei mudou completamente o planejamento, e para pegar carona, criou às pressas a história de Jiban, onde o policial Naoto Tamura foi morto em uma missão, mas que acabaria sendo ressuscitado quase nas mesmas condições de Alex Murphy/Robocop, virando um "policial-ciborgue".
-
Todd Marinovich, o melhor quarterback do futebol americano, foi chamado "Robo-QB".
-
A ideia de Robocop não é pioneira, como muitos imaginam. O conceito de um policial morto que é transformado num ciborgue já tinha sido abordado no anime japonês O Oitavo Homem, em 1963.
-
Os estúdios Disney também criaram a sua paródia a Robocop. Chama-se Robopato.
-
Até o grupo brasileiro Os Trapalhões numa revista fizeram paródia a Robocop: Didicop, o policial sem futuro. Era o personagem Didi Mocó, vivido por Renato Aragão, que se vestia de Robocop.
-
Foi feita uma paródia também em quadrinhos pela revista MAD em 1990.
-
As telas de visão de tiro de Robocop possuem referências ao sistema operacional MS-DOS.
-
A entrada do prédio da OCP na verdade a entrada da Prefeitura de Dallas, com cenários colocados pela produção para dar a impressão de que o prédio um arranha-céu gigantesco.
-
Em seu único disco, a banda brasileira Mamonas Assassinas gravou a música "Robocop Gay", parodiando a ideia do policial-robô como um personagem que se torna homossexual.
-
Este foi o primeiro filme baseado no personagem Robocop. Os demais foram Robocop II (1990), Robocop III (1993), RoboCop (1994) e a série de televisão RoboCop: Prime Detectives (2000) e o reboot RoboCop (2014), dirigido pelo brasileiro José Padilha.
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR 1988
Ganhou:
-
Melhores Efeitos Sonoros (Prêmio Especial)
Indicado:
-
Melhor Som
-
Melhor Edição
BAFTA Awards 1989
Indicado:
-
Melhor Maquiador
-
Melhores Efeitos Especiais
Imagens:
Trailer:
OST / Music From The Motion Picture: