APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980)
Ficha:
Título Original: Star Wars V - The Empire strikes back
País: Estados Unidos
Ano: 1980
Direção: Irvin Kershner
Elenco:
-
Mark Hamill
-
Harrison Ford
-
Carrie Fisher
-
Billy Dee Williams
-
Anthony Daniels
-
David Prowse
-
Peter Mayhew
-
Kenny Baker
-
Frank Oz
-
Alec Guinness
-
Jeremy Bulloch
-
James Earl Jones
Sinópse:
À medida que as Forças Imperiais lançam um ataque total contra a Aliança Rebelde, Han Solo e a Princesa Leia, fogem para a Cidade das Nuvens, onde são capturados por Darth Vader. Luke Skywalker, viaja para o misterioso planeta pantanoso de Dagobah, onde o sábio Mestre Jedi Yoda, ensina ao jovem herói os caminhos da Força. O que Luke, não pode imaginar é que seu treinamento Jedi, será necessário muito em breve.
Curiosidades:
-
Depois de uma produção difícil, o império Contra-Ataca foi lançado em 21 de maio de 1980 e inicialmente recebeu críticas mistas, embora desde então tem crescido em grande estima, tornando-se o capítulo mais aclamado pela crítica na saga épica Star Wars, e é considerado um dos maiores filmes de todos os tempos.
-
Em 2010, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso por ser "culturalmente, historicamente e esteticamente significativo".
-
Em setembro de 2010, a Lucasfilm anunciou que todos os seis filmes da saga Star Wars seriam convertidos em 3D e relançados nos cinemas em ordem cronológica. Começando por A Ameaça Fantasma, que teve seu relançamento em 2012.
-
A sequência dos asteroides em “O Império Contra Ataca” é famosa por suas histórias de efeitos especiais. Segundo vários funcionários da empresa SFX (de sonoplastia), um dos asteroides da sequência era, na verdade, um sapato. Outro era uma batata.
-
George Lucas originalmente pensou em fazer os heróis da saga viajarem para o mundo Kashyyyk, dos Wookies (espécie do Chewbacca), no “Retorno do Jedi”. Mas mudou de ideia, pois queria uma espécie primitiva – e isso seria inconcebível, já que Chewbacca era o piloto da Spaceship. Então ele “cortou” os wookies no meio e chamou-os de Ewok (apesar de o nome nunca aparecer nos filmes).
-
Yoda fala a língua “Galáctico Básico” – que tem uma maneira diferente de colocar o verbo no fim da frase quando forma as sentenças. Por isso, uma frase clássica da forma Yoda de falar é: “Quando 900 anos você alcançar, parecer tão bonito você não irá”.
-
As feições de Yoda – principalmente os olhos sábios – foram inspiradas em Albert Einstein. A marionete usada nos três primeiros filmes parecia tão real, que não era raro o diretor Irvin Kershner dar as direções para ela – em vez de para seu manipulador, Frank Oz. Oz pegou o trabalho quando a escolha original de Lucas, Jim Henson, recusou o trabalho e recomendou o manipulador de bonecos. Lucas ficou tão impressionado com o trabalho de Oz, que fez um lobby para que ele ganhasse um Oscar. Mas isso nunca aconteceu, porque a Academia julgou que manipulador de bonecos não é ator.
-
Devido a um grave acidente ocorrido com Mark Hamill pouco antes do início das filmagens, que fez com que passasse por várias cirurgias e sua face ficasse um pouco diferente, George Lucas teve que modificar o início da história, fazendo com que Luke fosse atacado por um monstro do planeta gelado Hoth e tivesse seu rosto desfigurado e reconstruído plasticamente.
-
O Império Contra-Ataca é o 2º filme da trilogia original baseada na saga Star Wars, tendo sido precedido por Guerra nas Estrelas (1977) e seguido por O Retorno de Jedi (1983). Já os filmes da nova trilogia são Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça-Fantasma (1999), Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones (2002) e Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith (2005), cujos acontecimentos são cronologicamente anteriores aos mostrados na trilogia original.
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR
Ganhou:
-
Melhor Som
-
Melhores Efeitos Especiais
Indicações:
-
Melhor Trilha Sonora
-
Melhor Direção de Arte
GLOBO DE OURO
Indicação:
-
Melhor Trilha Sonora
GRAMMY
Ganhou:
-
Melhor Trilha Sonora - Cinema
Imagens:
Trailer:
OST / Music From The Motion Picture: