APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
V de Vingança (2005)
Ficha:
Título Original: V For Vendetta
País: Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido
Ano: 2005
Direção: James McTeigue
Produção: Joel Silver, Grant Hill e Andy e Larry Wachowski
Roteiro: Andy e Larry Wachowski
Baseado: HQ de Alan Moore e David Lloyd
Elenco:
-
Natalie Portman
-
Hugo Weaving
-
Stephen Rea
-
John Hurt
Sinópse:
Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.
Curiosidades:
-
O filme foi originalmente programado para ser lançado pela Warner Bros em 4 de novembro de 2005 (um dia antes do 400º aniversário da Noite de Guy Fawkes), mas foi adiado, e estreou em 17 de março de 2006. As críticas foram positivas e os ganhos de bilheteria mundial alcançaram mais de 132 milhões de dólares, mas Alan Moore, depois de ter ficado desapontado com as adaptações cinematográficas de dois de seus outros romances gráficos, Do Inferno e A Liga Extraordinária, recusou-se a ver o filme e, posteriormente, distanciou-se dele. Os cineastas removeram muitos dos temas anarquistas e as referências a drogas que estavam na história original e também alteraram a mensagem política para o que eles acreditavam que seria mais relevante para um público de 2006.
-
O filme foi visto por muitos grupos políticos como uma alegoria da opressão do governo. Libertários usaram isso como uma afirmação conservadora contra a intervençãogovernamental na vida dos cidadãos. Anarquistas usaram esse filme para propagar a teoria política do anarquismo.
Letra V e número 5
Voilà! À vista, um humilde veterano vaudevilliano, apresentado vicariamente como ambos vítima e vilão pelas vicissitudes do Destino. Esta visagem, não mero verniz da vaidade, é ela vestígio da vox populi, agora vacante, vanescida, enquanto a voz vital da verossimilhança agora venera aquilo que uma vez vilificaram. Entretanto, esta valorosa visitação de uma antiga vexação, permanece vivificada, e há votado por vaporizar estes venais e virulentos verminados vanguardeiros vícios e favorecer a violentamente viciosa e voraciosa violação da volição. O único veredito é a vingança, uma vendeta, mantida votiva,não em vão, pelo valor e veracidade dos quais um dia deverão vindicar os vigilantes e os virtuosos. Verdadeiramente, esta vichyssoise de verbosidade vira mais verbose vis-a-vis uma introdução, então é minha boa honra conhecê-la e você pode me chamar de V.
Monólogo de V ao conhecer Evey.
-
Os irmãos Wachowski, responsáveis pela série Matrix, são grandes fãs da série em quadrinhos "V de Vingança", de Alan Moore. Ainda nos anos 90, eles escreveram um roteiro de adaptação da série, que foi usado como base para o filme V de Vingança;
-
Inicialmente, seria James Purefoy o intérprete de V, mas ele deixou o projeto ainda antes do início das filmagens;
-
Natalie Portman teve que raspar inteiramente seu cabelo ao realizar as cenas da tortura de sua personagem;
-
As filmagens aconteceram entre os meses de março e junho de 2005;
-
O orçamento de V de Vingança foi de US$ 50 milhões.
Imagens:
Trailer:
OST / Music From The Motion Picture: