APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Fanny & Alexander (1982)
Ficha:
Título Original: Fanny och Alexander
País: Suécia / França / Alemanha Ocidental
Ano: 1982
Direção: Ingmar Bergman
Elenco:
-
Kristina Adolphson
-
Börje Ahlstedt
-
Pernilla Allwin
-
Kristian Almgren
Sinópse:
No início do século XX, após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a falecer. Deste momento em diante Alexander (Bertil Guve), o menino, passa a ver o fantasma do pai freqüentemente. Tempos depois Emilie (Ewa Fröling), sua mãe, casa-se com um extremamente rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros. Na casa do padrasto o menino passa a ver o fantasma da primeira esposa dele e suas filhas, que haviam morrido tentando escapar dele. Decorrido algum tempo, a mãe se conscientiza da real personalidade do marido e de quanto seus filhos sofrem naquela casa, assim planeja um modo de tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.
Curiosidades:
-
Bergman pretendia que o filme fosse seu último longa-metragem, apesar de continuar a escrever muitos roteiros e dirigir vários especiais de televisão. É bastante pessoal e baseia-se muito na infância infeliz dele e da irmãMargareta, com muitos atritos com o rígido pai pastor luterano.
-
Liv Ullmann e Max von Sydow foram originariamente considerados para os papéis de Emilie e Bispo Vergerus, mas a atriz não conseguiu se livrar de outros compromissos e Sydow não recebeu o convite, aparentemente por falha de seu empresário americano. Bergman recrutou os novatos Ewa Fröling e Jan Malmsjö, este mais conhecido na Suécia como um talentoso cantor e dançarino mas que também atua em peças de teatro e no cinema. Bertil Guve, que foi elogiado pela interpretação do menino Alexander, não quis continuar a carreira de ator, graduando-se em Economia.
-
Existem duas versões de Fanny e Alexander: uma mais curta de cerca de três horas (188 minutos), e uma longa, de mais de cinco horas (312 minutos). A versão menor foi lançada primeiro. A mais longa foi exibida como minissérie para a televisão.
-
A versão menor estreou nos cinemas em 17 de dezembro de 1982. A versão longa estreou na Suécia em 17 de dezembro de 1983. A minissérie de quatro partes foi ao ar pela televisão sueca.
-
Ao lado de O Tigre e o Dragão, é o filme estrangeiro com maior número de Oscars ganhos.
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR - 1984
-
Venceu nas categorias de melhor filme estrangeiro, melhor fotografia, melhor guarda-roupa e melhor direcção de arte.
-
Indicado nas categorias de melhor realizador e melhor argumento original.
Globo de Ouro - 1984
-
Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.
-
Indicado na categoria de melhor realizador.
BAFTA - 1984
-
Venceu na categoria de melhor fotografia.
-
Indicado nas categorias de melhor filme estrangeiro e melhor guarda-roupa
César - 1984
-
Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro
Festival de Veneza - 1983
-
Venceu o Prémio FIPRESCI
Imagens:
Trailer: