APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)
Ficha:
Título Original: Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)
País: Estados Unidos
Ano: 2014
Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro: Alejandro González Iñárritu,
Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bó
Elenco:
-
Michael Keaton
-
Zach Galifianakis
-
Edward Norton
-
Andrea Riseborough
-
Amy Ryan
-
Emma Stone
-
Naomi Watts
Sinópse:
No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com a personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e seu relacionamento conturbado com sua ex-esposa (Amy Ryan) e com sua filha (Emma Stone). No meio dessa tensão da pré-estreia, ele começa a ser atormentado por uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.
Curiosidades:
-
Em 22 de fevereiro de 2015, na 87ª edição do Oscar, o longa que havia sido indicado em 9 categorias, venceu 4 prêmios: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original eMelhor Fotografia.
-
O filme foi em grande parte gravado dentro do St. James Theatre da Broadway - Michael Keaton e o resto do elenco tiveram que adaptar-se ao estilo de filmagem rigoroso de Alejandro González Iñárritu, que os exigiu a realizar 15 páginas de diálogo em um momento, enquanto faziam marcações precisamente coreografadas.
-
Durante a conferência de imprensa no camarim de Riggan, ele diz que não interpreta Birdman desde 1992. Esse é o mesmo ano em que Batman - O Retorno (1992) foi lançado, além de ser o último filme Batman estrelado por Michael Keaton.
-
Dado o estilo incomum de filmar cenas longas, Edward Norton e Michael Keaton mantiveram uma contagem de erros cometidos pelos atores. Emma Stone teve a maior pontuação e Zach Galifianakis a menor.
-
O longa foi filmado em menos de um mês.
-
Antes do início das filmagens, Alejandro González Iñárritu enviou para seu elenco uma foto de Philippe Petitandando na corda bamba entre as Torres Gêmeas. Ele lhes disse: "Gente, este é o filme que estamos fazendo. Se cairmos, nós falhamos."
-
Michael Keaton disse "Birdman" foi o filme mais desafiador que já fez. Ele também relatou que a personalidade de seu personagem Riggan, é o mais diferente de si mesmo do que qualquer outro que ele já interpretou.
-
De acordo com Alejandro González Iñárritu, ele jantou com o diretor Mike Nichols, em Nova York, duas semanas antes do início das gravações. Iñarritu disse a Nichols seu plano de como ele filmaria o longa com um longo take. Nichols previu que seria um desastre, pois não ter a capacidade de usar cortes na edição inibiria as oportunidades para a comédia. Iñarritu disse que a reunião não o deteve, mas que era útil elevar seu nível de consciência da dificuldade do que ele estava prestes a fazer.
-
Pelo filme ter sido tão bem ensaiado e filmado em seqüência, o processo de edição levou apenas duas semanas.
-
A trilha sonora de Antonio Sanchez, realizada quase que inteiramente por bateria, foi desclassificado pelo banca musical do Oscar.
-
Semelhante a forma como o personagem de Michael Keaton reflete seu papel anterior de Batman, o personagem deEdward Norton também é uma paródia, uma vez que Norton - como seu personagem - tem uma reputação de ser muito abrasivo e difícil de se trabalhar.
-
A cena de Riggan que atravessa a Times Square de cueca foi filmado depois da meia-noite, de modo que a quantidade de espectadores reais pegos na câmera em movimento fosse limitada. Ea maioria das pessoas na cena são figurantes ou membros contratados da equipe.
-
O falecido Philip Seymour Hoffman foi originalmente mencionado no roteiro, como o ator "faz o terceiro Jogos Vorazes". Ele foi posteriormente alterado para Woody Harrelson, também protagonista da franquia Jogos Vorazes.
-
O tapete visível no corredor em várias cenas de bastidores, é o mesmo icônico tapete, hexagonal utilizado em O Iluminado, de Stanley Kubrick.
-
As falas exatas do homem louco fora da loja de bebidas alcoólicas quando Riggan está bêbado, são da peça de Shakespeare, "Macbeth", depois da morte de Lady Macbeth. As falas são: "Amanhã, e amanhã, e amanhã, arrepios neste ritmo mesquinho do dia a dia Para a última sílaba do tempo registrado, E todos os nossos ontens iluminaram tolos O caminho para a morte sombria Fora, fora, breve vela! A vida é mas uma sombra de passeio, um jogador pobre Isso suporta e desgasta sua hora em cima do palco e, em seguida, não se ouve mais. é um conto contado por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada."
-
Este é o primeiro papel principal de Michael Keaton em seis anos. Seu protagonista anterior foi em The Merry Gentleman (2008), que ele também dirigiu.
-
Edward Norton e Zach Galifianakis disseram que eram fãs de Michael Keaton e que estavam animados para trabalhar com ele neste filme. Norton listou Corretores do Amor (1982), Mr. Mom (1983), e Os Fantasmas Se Divertem (1988) como três de seus filmes favoritos de Keaton, quais ele cresceu assistindo.
-
O filme foi escrito usando um dispositivo dramático semelhante ao Realismo Mágico - Realismo Mágico ou Mágico Realismo é um gênero onde elementos mágicos ou irreais interpretam uma parte natural em um outro ambiente realista (muitas vezes mundano). Embora seja mais comumente usado como um gênero literário (principalmente durante o geração latinoamericano "boom", que inclui Gabriel Garcia Marquez e Carlos Fuentes, entre muitos outros), realismo mágico também se aplica ao cinema e as artes visuais.
-
Foi o último filme que a equipe crítica Margaret Pomeranz e David Stratton resenharam em seus 28 anos de trabalho, ambos deram 5 estrelas.
-
Além deste filme, Edward Norton estrelou O Grande Hotel Budapeste (2013). Ambos os filmes estão concorrendo ao Oscar 2015, com nove indicações cada.
-
As constantes referências ao Teatro St James ser "miserável" são uma piada interna. Na verdade, ele é um dos locais de mais prestígio na Broadway - entre os muitos shows lendários que abriram lá estão "Oklahoma!", "The King and I", "The Pajama Game", "Becket", "Hello, Dolly! "e "The Producers".
-
Ao lado de Michael Keaton, que interpretou Batman nos filmes de Tim Burton, tanto Edward Norton quanto Emma Stone desempenharam icônicos personagens de quadrinhos. Norton interpretando Bruce Banner em O Incrível Hulk (2008) e Stone como Gwen Stacy na franquia O Espetacular Homem-Aranha (2012).
-
O beijo entre as personagens interpretadas por Naomi Watts e Andrea Riseborough poderiam aludir a uma cena deCidade dos Sonhos (2001). Em ambos os filmes, as personagens femininas, aparentemente heterossexuais, encontram-se atraídas uma pela outra após um incidente traumático. Watts também interpreta uma atriz em Cidade dos Sonhos e este papel estabeleceu sua reputação como uma das melhores atrizes.
-
Os títulos do filme são uma homenagem a Jean-Luc Godard. Eles aparecem de forma semelhante e utilizar o mesmo tipo de letra grande como od filmes JLG em 1960, tal como Made In USA (1966) ou Pierrot Le Fou (1965).
-
A citação que Riggan tem colado no canto inferior direito de seu espelho é o título de um poema de Wallace Stevens: "Sem idéias sobre a coisa, mas a coisa em si" O poema se encaixa em uma série de maneiras, com várias referências a pássaros e a frase final: "Foi como / Um novo conhecimento da realidade."
-
O livro que Mike Shiner (Edward Norton) está lendo na cama de bronzeamento artificial, quando ele é confrontado por Riggan Thomson (Michael Keaton) é a coleção de história "Labirintos", do escritor argentino Jorge Luis Borges.
-
A última palavra formada pelas letras vermelhas no início do filme é "amor", espanhol de "love", e a peça dentro do filme (do conto de renome no qual é baseado) é "O Que Falamos Quando Falamos Sobre o Amor ". Iñarritu é mexicano e um nativo fluente em espanhol.
Teorias e Interpretações (Contém Spoilers):
Se inúmeras vezes eu julguei Birdman como pretensioso, terei de ser justo e dizer o mesmo de mim, uma vez que tentar explicar o final de uma obra aberta se encaixa perfeitamente em tal categoria. Entretanto, tentarei faze-lo apenas a título de opinião e com a finalidade de gerar discussões acerca do mesmo e não definir com exatidão o que Iñarritu pretendia com seu final.
Na literatura, há uma categoria de histórias que se enquadram no chamado realismo fantástico, que consiste em inserir elementos surreais na realidade e torná-lo trivial, do cotidiano. Murilo Rubião e Franz Kafka são dois grandes exemplos do gênero e muitos, ao terminarem de assistir à Birdman, julgaram ser mais um caso do realismo fantástico. Em minha opinião, um ledo engano. Desde o início, Riggan Thomson se mostra desequilibrado e esquizofrênico, seja por sua ideia de acreditar que consegue voar, seja pelos seus acessos de fúria em seu camarim. Contudo, a cena final gera uma forte dúvida no espectador, que já estava convencido da insanidade do protagonista. Alejandro González Iñarritu tenta ludibriar seus espectadores que irão se perguntar após o final: "Ele era louco ou realmente tinha superpoderes?” Ficando preso em tal armadilha do diretor.
O que de fato ocorre é que quando Riggan Thomson, no ato final de sua peça, dá um tiro, em que não se vê com clareza aonde, ali ele se suicidou e não deu um tiro no nariz, como a direção induziu seus espectadores. Com sua vida nos últimos minutos, acaba por ter uma última alucinação antes da derradeira morte e a partir do momento em que o filme corta para o hospital, tudo aquilo nada mais é do que um fruto da imaginação de Thomson. Ali, ele se imagina importante, como poucas vezes fora na vida: conseguira o sucesso e o reconhecimento tão desejados em sua vida profissional, o carinho de sua mulher e filha de volta e cada vez mais perto de se tornar o Birdman, com sua fratura no nariz. Na cena final, em que sua filha olha pela janela e supostamente o vê voando, nada mais é do que uma alusão de que em vida Riggan Thomson não conseguiu ser o que queria, porém em seu último minuto de vida, assim como a personagem Macabeia de Clarice Lispector em A Hora da Estrela, conseguiu alçar o seu último e mais glorioso voo.
Texto de Matheus R. B. Hentschke
Fonte: http://criticpop.blogspot.com.br/2015/02/explicacao-do-final-de-birdman.html
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR - 2015
Ganhou:
-
Melhor Filme
-
Melhor Diretor
-
Melhor Roteiro Original
-
Melhor Fotografia
Indicações:
-
Melhor Ator
-
Melhor Ator Coadjuvante
-
Melhor Atriz Coadjuvante
-
Melhor Mixagem de Som
-
Melhor Edição de Som
GOBO DE OURO - 2015
Ganhou:
-
Melhor Ator - Comédia ou Musical
-
Melhor Roteiro
Indicações:
-
Melhor Filme - Comédia ou Musical
-
Melhor Direção
-
Melhor Ator Coadjuvante em cinema
-
Melhor Atriz Coadjuvante em cinema
-
Melhor Trilha sonora Original
OST / Music From The Motion Picture:
Imagens:
Trailer: