Andrei Tarkovsky
Nome Alternativo:
Andrei Arsenyevich Tarkovsky | Andrei Tarkovski | Andrey Tarkovskiy
Nascimento:
4 de Abril de 1932
Falecimento:
28 de Dezembro de 1986
Local de Nascimento:
Zavrazhye
Pais: Russia
Biografia
Filho do poeta russo Arseni Tarkovsky, autor de muitos dos poemas recitados em seus filmes, nasceu em 1932. Tendo se formado em Geologia, abandonou a profissão para se dedicar ao cinema, iniciando sua carreira ao entrar no Instituto Central de Cinema da URSS (VGKI) em 1956. Em 1960 dirige seu primeiro filme, um média metragem de 44 minutos: "O Rolo Compressor e O Violinista", e em 1962 ganha o Leão de Ouro do Festival de Veneza com o seu segundo trabalho, "A Infância de Ivan".
Com o ambicioso filme "Andrey Rublev" (1966), sobre a vida do famoso pintor russo, o realizador apresenta características que formariam a base principal de seu cinema: intimista, conciso e com boa atenção para com os detalhes.
Em 1972 lança "Solaris", um complexo filme misto ficção científica e drama existencial, com discretas citações do filme "2001: Uma odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick. Esse filme é considerado por muitos seu melhor trabalho.
Seus filmes posteriores, "O espelho" (1974), filme com altos traços autobiográficos e principalmente "Stalker" (1979), apesar de apresentarem a boa qualidade do diretor, são prejudicados pela forte censura existente na URSS.
Desiludido com o controle exercido sobre o seu trabalho, Tarkovsky decide sair da URSS em 1983. Nesse mesmo ano lança "Nostalgia". Ainda, depois de "Nostalgia", filmaria "O Sacrifício".
De personalidade irritadiça e muitas vezes angustiada, o realizador sempre recusou qualquer tipo de influência e controle sobre o seu trabalho. Sua obra é marcada por um profundo sentido espiritual, e seu compromisso com a arte ficou marcado em seu livro "Esculpir o Tempo", obra essencial a todos os amantes da sétima arte. Morreu em Paris em conseqüência de um câncer no pulmão em 1986.
Fotos
Melhores Filmes
Filmografia
O Sacrifício (1986) / Nostalgia (1983) / Tempo de Viagem (1983) / Stalker (1979) / O Espelho (1975) / Solaris (1972) / Andrei Rublev (1969) / A Infância de Ivan (1962) / O Rolo Compressor e o Violinista (1961) / Hoje Não Haverá Saída Livre (1959) / Os Assassinos (1956)
Prêmios e Indicações
-
Inúmeros prêmios foram concedidos à Tarkovski ao longo de sua carreira. No Festival de Cinema de Veneza, ele foi premiado com o Leão de Ouro pelo filme "A Infância de Ivan". No Festival de Cannes, ganhou o prêmio FIPRESCI quatro vezes, o Prêmio do Júri Ecumênico três vezes (mais do que qualquer outro diretor), eo Grand Prix Spécial du Jury duas vezes. Ele também foi nomeado para a Palma de Ouro duas vezes. Em 1987, a Academia Britânica de Cinema e Televisão concedeu o prêmio BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro para O Sacrifício .
-
Sob a influência da Glasnost e Perestroika , Tarkovsky foi finalmente reconhecida na União Soviética no Outono de 1986, pouco antes de sua morte, por uma retrospectiva de seus filmes em Moscou. Após sua morte, uma edição inteira da revista de cinema Kino Iskusstvo lhe foi dedicada. Em seus obituários, o comitê filme do Conselho de Ministros da URSS e da União dos Diretores Soviéticos expressaram sua tristeza por Tarkovski ter passado os últimos anos de sua vida no exílio.
-
Postumamente, ele foi agraciado com o Prêmio Lenin em 1990, uma das mais altas honras de Estado na União Soviética. Em 1989, o Prêmio Memorial Andrei Tarkovski foi estabelecido, com o seu primeiro destinatário ser o animador russo Yuriy Norshteyn. Desde 1993, o Festival Internacional de Cinema de Moscou estabeleceu o prêmio Andrei Tarkovski. Em 1996, o Museu de Andrei Tarkovsky, foi inaugurado em Yuryevets, sua cidade em que cresceu. Um planeta menor descoberto pela astrônoma Soviética Lyudmila Georgievna Karachkina em 1982,fora nomeada em sua homenagem como Tarkovskij. Tarkovski tem sido assunto de vários documentários. O mais notável deles é o documentário de 1988 Moscow Elegy , pelo diretor de cinema russo Alexander Sokurov. O próprio trabalho de Sokurov tem sido fortemente influenciado por Tarkovski. O filme consiste principalmente de narração sobre clipes de filmes de Tarkovski. O diretor de cinema Chris Marker produziu o documentário de televisão Um Dia na Vida de Andrei Arsenevich como uma homenagem a Andrei Tarkovsky, em 2000.
-
Ingmar Bergman disse: "Tarkovski para mim é o maior [de todos nós], aquele que inventou uma nova línguagem, fiel à natureza do cinema, uma vez que capta a vida como um reflexo, a vida como um sonho" O historiador de cinema Steven Dillon afirma que muito do cinema subseqüente foi profundamente influenciado pelos filmes de Tarkovski.
-
Na entrada para o Instituto de Cinematografia Gerasimov em Moscou, na Rússia há um monumento que inclui estátuas de Tarkovski, Gennady Shpalikov e Vasily Shukshin .