APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Abra os Olhos (1997)
Ficha:
Título Original: Abre los ojos
País: Espanha, Itália e França
Ano: 1997
Direção: Alejandro Amenábar
Roteiro: Alejandro Amenábar, Philip K. Dick e Mateo Gil
Elenco:
-
Eduardo Noriega
-
Fele Martínez
-
Najwa Nimri
-
Penélope Cruz
Sinópse:
Cesar (Eduardo Noriega) é jovem, rico e bonito. Em torno dele, duas mulheres (Penélope Cruz e Najwa Ninri), mas uma armadilha do destino vai fazer com que ele viva um pesadelo terrível. Tudo começa com um acidente, em que sua namorada morreu e seu rosto foi desfigurado e, para piorar as coisas, ele foi acusado de assassinato e condenado. Ainda na prisão, se submete a várias cirurgias e consegue recuperar seu belo rosto. Mas começa a apresentar um comportamento estranho, que intriga o psiquiatra local.
Curiosidades:
-
Em 2001 o diretor Cameron Crowe filmou a versão estadunidense do filme sob o título de Vanilla Sky, com poucas mudanças. Contando novamente com Penélope Cruz, que refez o papel de Sofia, e tendo Tom Cruise como o protagonista (o personagem teve o nome mudado para David Aames). No remake, a ação é em Nova Iorque e não em Madrid.
-
O diretor Alejandro Amenábar faz uma pequena ponta em Preso na Escuridão. Na cena do banheiro, ele é o terceiro a entrar no local.
-
Mateo Gil e Alejandro Amenábar escreveram boa parte do roteiro de Preso na Escuridão no bar Pepe Botella, o qual eram fregueses ainda antes de se tornarem cineastas.
-
O co-roteirista Mateo Gil trabalhou também como assistente de direção de Alejandro Amenábar em Preso na Escuridão.
-
Quando César vai ao apartamento de Sofia e começa a arrancar as fotos que estão na parede há uma foto do personagem Sandman, das histórias em quadrinhos.
-
A atriz Penélope Cruz, que em Preso na Escuridão interpreta Sofia, representou a mesma personagem na refilmagem americana do longa-metragem.
-
Exibido na TV brasileira com o título Abra os Olhos.
Principais Prêmios e Indicações:
Festival de Berlim
Ganhou:
-
Menção Honorária
Prémio Goya
Ganhou:
-
Melhor Filme
-
Melhor Realizador
-
Melhor Actor (Eduardo Noriega)
-
Melhor Edição
-
Melhor Caracterização
-
Melhor Desenho de Produção
-
Melhor Direcção de Arte
-
Melhor Argumento Original
-
Melhores Efeitos Especiais
-
Melhor Som
Imagens:
Trailer: