APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
A Origem (2010)
Ficha:
Título Original: Inception
País: Estados Unidos - Reino Unido
Ano: 2010
Direção: Christopher Nolan
Elenco:
-
Leonardo DiCaprio
-
Joseph Gordon-Levitt
-
Ellen Page
-
Tom Hardy
-
Ken Watanabe
-
Dileep Rao
-
Cillian Murphy
-
Tom Berenger
-
Marion Cotillard
-
Pete Postlethwaite
-
Michael Caine
-
Lukas Haas
-
Tai-Li Lee
-
Claire Geare
-
Magnus Nolan
Sinópse:
Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.
Curiosidades:
-
Inception teve um orçamento oficial de 160 milhões de dólares, dividido o custo entre a Warner e a Legendary Pictures. A reputação e o sucesso de Nolan obtidos com The Dark Knight ajudou a conseguir mais 100 milhões de dólares para divulgação. Inception teve sua estréia em Londres, no dia 8 de julho de 2010, e foi lançado em cinemas convencionais e IMAX no dia 14 de julho de 2010.6 Impulsionado pela boa crítica, arrecadou 823.576.195 de dólares na bilheteria mundial. Foi indicado a oito Oscars, incluindo Melhor Filme, vencendo em quatro categorias, melhor fotografia, melhores efeitos visuais, melhor edição de som e melhor mixagem de som.
-
A Origem é o primeiro filme original dirigido por Christopher Nolan desde Following (1998). De lá para cá o cineasta trabalhou em refilmagens, histórias de terceiros, adaptações de livros, quadrinhos etc.
-
Guardada a sete chaves, o argumento do filme, escrito pelo diretor Christopher Nolan, foi mantido sob sigilo durante a produção.
-
O nome do personagem Cobb é o mesmo de um dos personagens principais de Following (1998), estreia de Nolan na direção de um longa.
-
O visual do logotipo de A Origem lembra a marca da produtora Syncopy, do próprio Christopher Nolan.
-
Leonardo DiCaprio foi a única escolha do diretor e da produtora Emma Thomas para viver Cobb.
-
Acredite. A atriz Evan Rachel Wood foi a primeira escolha de Nolan para viver o personagem Ariadne, mas ela recusou.
-
Após a recusa, foram cogitadas Emily Blunt, Rachel McAdams, Emma Roberts e Ellen Page terminou sendo a escolhida pela produção.
-
O nome de James Franco chegou a ser pensado para atuar como Arthur. Porém, devido aos conflitos de agenda, o papel foi parar nas mãos de Joseph Gordon-Levitt.
-
Aishwarya Rai, de A Pantera Cor-de-Rosa 2, foi considerada para interpretar Mal, personagem que ficou com Marion Cotillard.
-
As atrizes Marion Cotillard e Ellen Page (Juno), por coincidência, disputaram o Oscar de Melhor Atriz em 2008, tendo Cotillard ficado com o prêmio por sua atuação em Piaf - Um Hino ao Amor.
-
O filme marca o retorno de Tom Berenger aos cinemas. Sua última estreia nas salas escuras tinha sido em Dia de Treinamento (2001). Desde então o ator tem feito produções para a televisão ou filmes lançados diretamente nas locadoras.
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR - 2011
Ganhou:
-
Melhor Fotografia
-
Melhor Mixagem de Som
-
Melhor Edição de Som
-
Melhores Efeitos Especiais
Indicações:
-
Melhor Filme
-
Melhor Roteiro Original
-
Melhor Direção de Arte
-
Melhor Trilha Sonora
GLOBO DE OURO - 2011
Indicações:
-
Melhor Filme - Drama
-
Melhor Diretor - Christopher Nolan
-
Melhor Roteiro
-
Melhor Trilha Sonora
BAFTA - 2011
Ganhou:
-
Melhor Direção de Arte
-
Melhores Efeitos Especiais
-
Melhor Som
Indicações:
-
Melhor Filme
-
Melhor Diretor - Christopher Nolan
-
Melhor Fotografia
-
Melhor Trilha Sonora
-
Melhor Roteiro Original
-
Melhor Edição
OST / Music From The Motion Picture:
Imagens:
Trailer: