APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
12 Homens e Uma Sentença (1957)
Ficha:
Título Original: 12 Angry Men
País: Estados Unidos
Ano: 1957
Direção: Sidney Lumet
Elenco:
-
Martin Balsam
-
John Fidler
-
Lee J. Cobb
-
E. G. Marshall
-
Jack Klugmann
-
Edward Binns
-
Jack Warden
-
Henry Fonda
-
Joseph Sweeney
-
Ed Begley
-
George Voskovec
-
Robert Webber
Sinópse:
Um jovem porto-riquenho é acusado de ter matado o próprio pai e vai a julgamento. Doze jurados se reúnem para decidir a sentença, com a orientação de que o réu não deve ser considerado culpado ao menos que isso seja indubitável. Onze dos jurados, cada um com sua convicção, votam pela condenação. O jurado número 8, o sr. Davis, é o único que duvida da culpa do jovem e, enquanto tenta convencer os outros a repensarem a sentença, traços de personalidade de cada um dos jurados vão sendo revelados.
Curiosidades:
-
O roteiro de Reginald Rose adapta programa de TV homônimo de autoria do próprio autor. Uma das principais características da obra é a prevalência de apenas uma locação, a sala onde os jurados decidem o destino do réu. Há apenas dois outros breves cenários: uma rápida cena, no início do filme, mostrando a corte de julgamentos, e a cena final, em que o personagem de Henry Fonda deixa o Tribunal.
-
Não existe nenhuma mulher no elenco, e apenas uma (Faith Elliott) aparece na equipe creditada do filme.
-
Henry Fonda, além de ator, também foi o produtor do filme.
-
Na sala do júri, os personagens são identificados pelo número em que estão sentados em volta da mesa e apenas dois jurados têm seu nome revelado no epílogo, quando o jurado número 8 (Henry Fonda) encontra com o jurado número 9 (Joseph Sweeney) nas escadarias do tribunal e Fonda se apresenta como "Davis", e Sweeney como "McCardle", se despedem e cada um segue seu caminho.
-
Dez jurados são identificados pelo trabalho ou profissão que exercem: o jurado número 1 é treinador de futebol em escola de segundo grau, o jurado número 2 é bancário, o jurado número 3 tem um serviço de mensagens, o jurado número 4 é corretor da bolsa de valores, o jurado número 6 é pintor, o jurado número 7 é vendedor, o jurado número 8 é arquiteto, o jurado número 10 é proprietário de uma garagem, o jurado número 11 é relojoeiro e o jurado número 12 é publicitário.
-
Com a morte de Jack Klugman (jurado número 5), em 24 de dezembro de 2012, todos os doze jurados de 12 Angry Men faleceram.
-
Dos 93 minutos do filme, apenas 3 são fora da "Sala do Júri".
-
A peça foi montada pela primeira vez no Brasil em 2010, com direção de Eduardo Tolentino de Araújo.
Principais Prêmios e Indicações:
OSCAR - 1957
Indicações:
-
Melhor Diretor
-
Melhor Filme
-
Melhor Roteiro Adaptado.
GLOBO DE OURO - 1958
Indicações:
-
Melhor Filme (drama)
-
Melhor Ator - Drama (Henry Fonda)
-
Melhor Diretor
-
Melhor Ator Coadjuvante (Lee J. Cobb).
BAFTA - 1958
Ganhou:
-
Melhor Ator Estrangeiro (Henry Fonda).
Indicações:
-
Melhor Filme.
Festival de Berlim - 1957
-
Recebeu o prêmio OCIC.
-
Recebeu o Urso de Ouro.
Imagens:
Trailer: