APÓS OS CRÉDITOS
Mergulhe um pouco mais no universo cinematográfico das grandes obras do cinema.
Era uma Vez no Oeste (1968)
Ficha:
Título Original: C'era una volta il West
País: Estados Unidos / Itália
Ano: 1968
Direção: Sergio Leone
Elenco:
-
Claudia Cardinale como Jill McBain
-
Henry Fonda como Frank
-
Jason Robards como Manuel 'Cheyenne' Gutiérrez
-
Charles Bronson como Harmonica
-
Gabrielle Ferzetti como Morton
-
Frank Wolff como Brett McBain
-
Woody Strode como Stony
-
Jack Elam como Snaky
-
Marco Zuanelli como Wobbles
-
Benito Stefanelli como Frank's Lieutenant
-
Keenan Wynn como Sheriff
-
Lionel Stander como Barman
Sinópse:
Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com um prostituta de Nova Orleans, que passa ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.
Curiosidades:
-
É o primeiro filme da trilogia Era uma vez… do diretor: o segundo foi Giù la testa e o terceiro, Era uma vez na América.
-
As filmagens externas foram realizadas em Monument Valley, Arizona, nos Estados Unidos, locação costumeira de John Ford, em Utah e na Andaluzia e no deserto de Almeria, na Espanha. Já as filmagens internas foram feitas nos estúdios da Cinecittà, em Roma.
-
Considerado lento pela crítica e pelo público, Era uma vez no oeste foi um fracasso de bilheteria. O filme só foi reconhecido mais tarde, e hoje é aclamado como um dos melhores filmes de todos os tempos. É considerado também o melhor western já produzido. O filme tem uma pontuação quase perfeita de 98% no site Rotten Tomatoes.
-
Houve um erro na tradução do título original para o inglês, e, conseqüentemente, para o português. O título em italiano, "C'era una volta il west", significa "Era Uma Vez o Oeste", ou seja, o fim do Oeste como era conhecido, que terminou com a chegada do progresso.
-
O ator Henry Fonda inicialmente recusou o convite do diretor Sergio Leone para estrelar Era uma Vez no Oeste. Fonda apenas aceitou participar do filme após o próprio Sergio Leone viajar para os Estados Unidos e convencê- lo a estrelar Era uma Vez no Oeste.
-
Originalmente era a intenção do diretor Sergio Leone que Clint Eastwood interpretasse o personagem que acabou ficando com Charles Bronson em Era uma Vez no Oeste.
-
O diretor Sergio Leone pretendia que os três protagonistas de Três Homens em Conflito, Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach, aparecessem em uma pequena ponta no segmento logo no início do filme, mas como Eastwood não estava disponível no período das filmagens de Era uma Vez no Oeste esta idéia acabou sendo arquivada.
-
Al Mulock, que interpretou um dos três atiradores que aparecem na sequência de abertura do filme, se suicidou em pleno set de filmagens de Era uma Vez no Oeste.
-
Os créditos do filme são mostrados no decorrer dos 14 minutos iniciais de Era uma Vez no Oeste.
-
Algumas versões americanas de Era uma Vez no Oeste possuem 20 minutos a menos que a versão original, excluindo diversas cenas do filme como todas as que aparecem o personagem de Lionel Stander